16 de abril de 2024




NOTÍCIAS - Especial



1 de setembro de 2021

Setembro amarelo: mês de conscientização sobre o suicídio

Falar sobre o problema é uma das melhores formas de prevenção


Em 2015, o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) criaram o Setembro Amarelo, uma campanha que visa aumentar a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo.

 

De acordo com as entidades que organizam a campanha, a melhor forma de se evitar um suicídio é por meio de diálogos e discussões que abordem o tema. Por isso, durante todo o mês de setembro, ações são realizadas, a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema.

 

Setembro amarelo – Números e tabu

 

A cada 40 segundos, alguém no mundo interrompe a própria vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de óbitos autoprovocados é bem maior que os causados por homicídio: 800 mil por ano, contra 470 mil. São mortes prematuras que poderiam ser evitadas, porque é possível preveni-las. Contudo, as taxas continuam avançando, especialmente em países pobres e em desenvolvimento.

No Brasil, de acordo com os números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia. Essa taxa é maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer, por exemplo.

Um dos maiores problemas que envolvem o suicídio é o tabu que gira em torno do assunto. Quando há um caso nas famílias, normalmente aquilo se torna quase um segredo ou vergonha familiar e pouco ou nada se fala sobre o tema.

 

E quanto menos falamos sobre suicídio, mais distantes ficamos de evitar novos casos. Isso porque, segundo os psiquiatras, quase 100% das pessoas que tentaram se matar ou efetivamente se suicidaram têm um quadro psiquiátrico de doenças mentais tratáveis. Porém, esbarram no preconceito não só de pacientes, mas de familiares e até de profissionais da saúde.

 

Setembro amarelo – Ajudar é essencial

 

Por isso, todos nós devemos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para tentar ajudar as pessoas que estão pensando em suicídio ou passando por períodos de depressão ou outros transtornos mentais.

 

Quem busca o suicídio como opção final não está querendo deixar a vida, mas sim, acabar com uma dor existencial que não consegue  mais suportar! Neste momento, a ajuda profissional, ou até mesmo uma palavra amiga ou uma visita, podem fazer toda a diferença.

 

Se você precisa de ajuda, fale com um familiar, um amigo ou ligue para o CVV. O Centro de Valorização da Vida é uma organização sem fins lucrativos e filantrópica que busca dar apoio emocional e prevenção do suicídio para quem precisa. Desde 2015, é possível entrar em contato com eles por meio do telefone, de maneira gratuita. Basta ligar para o número 188 ou 141 (no caso dos estados do Maranhão, Paraná, Pará e Bahia). O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo. Também é possível acessar o chat on-line, enviar um e-mail ou ir a um dos postos de atendimento.



ESPECIAL
Finep e Brasil Mais Produtivo farão giro pelo Brasil

O objetivo de promover o engajamento de micro, pequenas e médias empresas industriais na jornada de transformação digital do programa

ESPECIAL
Produção de caminhões cresce quase 20%

Na comparação com março de 2023, no entanto, houve redução na produção, de 8,9%

MERCADO
Índice ABCR recua 1,2% em março

Nos últimos doze meses, índice acumula crescimento de 5,2%

NOTíCIAS
Emplacamentos de veículos fecham trimestre em alta

Segmento de caminhões recupera parte dos resultados ruins do começo do ano









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus