07 de dezembro de 2025




NOTÍCIAS - Acontece



12 de agosto de 2025

Faturamento da indústria cresce 6,5% no primeiro semestre

Mas resultados recentes sinalizam desaceleração, alerta CNI


A perda de ritmo da indústria também se observa no número de horas trabalhadas na produção. Entre janeiro e junho, o indicador subiu 2,7% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o índice recuou 0,7% em junho, totalizando queda de 1% no segundo trimestre.

A desaceleração também ocorre no mercado de trabalho, ainda que de forma mais lenta. Em abril, o emprego industrial caiu pela primeira vez depois de 18 meses. Em maio e junho, os postos de trabalho do setor continuaram estáveis. Com isso, o emprego encerrou o segundo trimestre com ligeira queda de 0,1%. Já no acumulado dos seis primeiros meses do ano, aumentou 2,4% frente ao mesmo período do ano passado.

“O segundo semestre será desafiador para a indústria de transformação. Há bastante incerteza no mercado internacional, ao mesmo tempo em que problemas internos de longa data, como carga tributária e juros elevados, demanda interna insuficiente e falta de mão de obra especializada, seguem sendo entraves para o setor”, avalia Larissa Nocko, especialista em Políticas e Indústria da CNI.

UCI continua no mesmo patamar

Entre maio e junho, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria variou 0,1 ponto percentual, chegando aos 78,8%. No segundo trimestre, a UCI caiu 0,1 ponto percentual frente ao primeiro trimestre. Entre janeiro e junho de 2025, ante o mesmo período de 2024, a queda foi maior: 0,8 ponto percentual.

Em junho, a massa salarial subiu 1,3%, fechando o segundo trimestre com alta de 1,2%. Já o rendimento médio real dos trabalhadores cresceu 1,2% em junho, acumulando alta de 1,7% no segundo trimestre.



ESPECIAL
Dezembro Vermelho

Prevenção, diagnóstico e cuidado contínuo no combate ao HIV/Aids

MERCADO
PIB: 3º tri mostra desaceleração da indústria e acende alerta

Crescimento acumulado em um ano recuou de 3% para 1,8%. Juros, demanda enfraquecida e importações complicam cenário

ESPECIAL
Novo Marco Legal do Transporte Público

Plano deve corrigir distorções históricas e inaugurar uma nova fase de estabilidade regulatória para o setor

ACONTECE
Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

Estimativa para o PIB é 2,16% em 2025









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus