08 de maio de 2024





NOTÍCIAS - Sustentabilidade



25 de outubro de 2021

A aposta da indústria automotiva na sustentabilidade

Setor tem se mostrado bastante criativo na incorporação de compostos verdes aos novos veículos.


Assim como conforto e beleza, luxo é um conceito que muda com a passagem dos anos. Casacos de pele já foram considerados símbolos de requinte. Hoje, nenhuma mulher se atreve a desfilar com a peça sob pena de ser criticada por ostentar uma vestimenta criada à custa da morte de um animal. Em certa medida, a mesma. lógica vem se aplicando aos carros produzidos por marcas que há décadas fazem parte de um pedaço do mercado aberto a poucos, mas venerado por muitos. Nomes como a inglesa Bentley, a sueca Volvo e a alemã BMW perceberam que, agora, luxo mesmo, indispensável, é fabricar modelos com materiais sustentáveis, no espírito de nosso tempo.

 

O setor tem se mostrado bastante criativo na incorporação de compostos verdes aos novos veículos. O Volvo XC60 T8 Inscription, por exemplo, tem acabamento feito a partir de garrafas PET recicladas. Até 2025, a marca espera que 25% dos materiais utilizados sejam recuperados e, portanto, pouco agressivos ao meio ambiente. Para 2030, a meta é não usar mais nada de couro. No BMW i3, o plástico derivado de petróleo presente no interior do carro (mais especificamente nos elegantes painéis laterais e nos bancos) deu lugar a fibras de kenaf, vegetal usado como matéria-prima na indústria de papel e que ajuda a capturar gás carbônico da atmosfera.

 

A Bentley foi mais longe: o EXP 100 GT tem seu interior montado com material composto de cascas de uva. Além disso, a nova versão usará uma forração parecida com couro, mas constituída a partir da raiz de cogumelos. Utilizado também na moda, o tecido é incrivelmente resistente. Os elegantes modelos da inglesa Jaguar serão lançados com tapetes e detalhes produzidos a partir de lixo encontrado nos oceanos e em aterros sanitários, de forma que não será preciso produzir ainda mais plástico.

 

A virada verde das grifes de luxo da indústria automotiva é uma entre várias tentativas recentes do setor de mudar sua imagem. Há muito tempo ele é considerado uma das maiores fontes de poluição do mundo. Estima-se, por exemplo, que um carro médio emita cerca de 4,6 toneladas de dióxido de carbono todos os anos. Atualmente, o transporte rodoviário é responsável por aproximadamente um quinto dos gases de efeito estufa que são lançados na atmosfera por todo o planeta.

 

A primeira grande mudança de direção dos fabricantes foi o investimento em carros elétricos, que prescindem de combustíveis fósseis. A receptividade foi ótima. De acordo com a Agência Internacional de Energia, mais de 10 milhões de veículos elétricos transitaram pelas ruas e estradas do mundo em 2020 e a procura por esse tipo de carro tem crescido a cada ano que passa, inclusive no Brasil. Uma pesquisa realizada pela consultoria HSR-Route Automotive em nove regiões metropolitanas do país revelou que 53,5% dos brasileiros consideram mudar para um veículo elétrico ou híbrido dentro dos próximos cinco anos. Por trás das transformações, há dois movimentos. O primeiro, sem dúvida, é o desejo do consumidor, hoje muito mais comprometido com a questão ambiental, como atesta o levantamento da HSR-Route Automotive. O segundo é a pressão dos órgãos regulatórios da maioria dos países. “Cada vez mais são estabelecidos prazos para que veículos com motores a combustão interna deixem de ser produzidos”, explica Marcelo Alves, professor de engenharia mecânica e membro do Centro de Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Por enquanto, as respostas das empresas têm mostrado potencial para reduzir o despejo de poluentes no planeta e o uso de recursos naturais. “O emprego de materiais reciclados pode diminuir a necessidade da mineração, muitas vezes prejudicial à natureza”, diz Clayton Barcelos Zabeu, professor de engenharia mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo. É isso. Carro de luxo agora tem de ser verde. É a civilização acelerando.

Veículo: REVISTA VEJA ONLINE



NOTíCIAS
Ministério do Trabalho prorroga prazo para cadastro no DET

Para fazer o cadastro, é necessário acessar o site eletrônico do DET,

ACONTECE
Importados prejudicam indústria nacional

Um terço dos setores industriais teve queda da produção ao mesmo tempo que houve aumento das importações em 2023

ACONTECE
Horas trabalhadas na indústria recuaram em março

Queda não foi brusca nem representa mudança de rumo na indústria de transformação. Faturamento também caiu

ESPECIAL
Maio Amarelo inicia sua 11ª campanha

Campanha visa a conscientização sobre a segurança no trânsito









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus