23 de setembro de 2024
Os pneus de aviões comerciais são uma parte crucial para a segurança e a eficiência das operações aéreas. Diferente dos pneus de automóveis, que podem rodar entre 40 mil e 60 mil quilômetros, os pneus de aviões precisam ser substituídos com uma frequência muito maior. Em média, a vida útil de um pneu de trem de pouso principal é de apenas 200 pousos, enquanto o pneu do trem de nariz dura cerca de 120 pousos. Isso significa que um conjunto de pneus de avião precisa passar por manutenção ou substituição em aproximadamente 20 a 25 dias.
Essa alta demanda por substituição de pneus se dá devido às condições extremas que eles enfrentam. Além de suportar o peso de aeronaves que podem chegar a dezenas de toneladas, como o Boeing 737 MAX 8 (82 toneladas), os pneus também enfrentam variações térmicas severas – desde o calor gerado pelo atrito durante o pouso até temperaturas congelantes nas altitudes mais elevadas.
Cuidados Rigorosos e Avaliações Constantes
Dada a sua importância, os pneus dos aviões são submetidos a inspeções detalhadas após cada pouso. Qualquer desgaste ou dano é verificado por técnicos especializados, e os pneus são substituídos se necessário. Além disso, a pressão dos pneus é verificada a cada 48 horas para garantir a segurança dos voos.
Para garantir que as aeronaves estejam sempre preparadas para imprevistos, como um pneu furado após um pouso mais duro, as companhias aéreas mantêm pneus sobressalentes e ferramentas para troca rápida em todos os seus destinos.
A reforma de pneus: Eficiência Econômica e Sustentável
Uma solução amplamente utilizada para lidar com os custos elevados de pneus na aviação é a reforma dos pneus. Esse processo permite que pneus usados sejam reutilizados após passarem por rigorosos testes de segurança e durabilidade. Na aviação, a recauchutagem é feita diretamente pelos fabricantes dos pneus, e cada pneu pode ser recauchutado até 11 vezes, no caso dos pneus de nariz, e até 5 vezes para os pneus do trem de pouso principal.
A recauchutagem oferece uma economia significativa, reduzindo o custo dos pneus para até 30% do valor de um pneu novo, sem comprometer a segurança e a confiabilidade das aeronaves.
Segurança e Redundância no Sistema de Pouso
A segurança é sempre uma prioridade na aviação, e os sistemas de trem de pouso são projetados para lidar com eventualidades. Por exemplo, um Boeing 737 tem duas rodas por trem de pouso, permitindo que o avião continue operando com segurança mesmo que uma delas apresente problemas. Em aeronaves maiores, como o Boeing 777, esse sistema de redundância é ainda mais complexo, com até 12 rodas no trem de pouso principal.
Tecnologia e Precisão na Substituição de Pneus
O processo de substituição de pneus de aviões também é bastante similar ao de veículos terrestres, embora em uma escala muito maior. Para trocar as rodas, utiliza-se um macaco hidráulico específico para aeronaves, capaz de suportar seu peso total. O procedimento leva cerca de 20 minutos e é feito por uma equipe de dois técnicos, que removem a roda antiga e instalam uma nova ou recauchutada.
Gás Nitrogênio: Maior Segurança nos Pneus
Ao contrário dos veículos comuns, os pneus de aviões são inflados com gás nitrogênio em vez de ar comprimido. Isso ocorre porque o nitrogênio é um gás inerte que possui uma baixa taxa de expansão, garantindo que o pneu não se expanda excessivamente durante as variações térmicas extremas enfrentadas em voo. O uso de ar comprimido, que contém oxigênio, poderia resultar em riscos de incêndio ou explosão, devido à umidade e ao comportamento do oxigênio sob alta pressão.
Sustentabilidade na Aviação
A recauchutagem de pneus não é apenas uma solução econômica, mas também uma prática sustentável, reduzindo a necessidade de produção de novos pneus e, consequentemente, o consumo de recursos naturais e emissões de gases poluentes. Com isso, a aviação comercial continua a buscar soluções que equilibram a segurança, a eficiência e a sustentabilidade em suas operações.
Em conclusão, a manutenção e a recauchutagem de pneus na aviação são processos fundamentais para garantir a segurança dos voos, além de promover uma prática sustentável que economiza recursos e prolonga a vida útil dos componentes. Essa abordagem mostra como a indústria aérea pode se beneficiar tanto financeiramente quanto ambientalmente com a reutilização e o cuidado meticuloso de seus pneus.
Agência passa a classificar Brasil a um nível do grau de investimento
Prêmios de Sustentabilidade para a Indústria de Pneus Agora em seu Quarto Ano
Evento é o principal evento de gestão de resíduos sólidos na América Latina.
Bridgestone ensina como entender informações constantes na lateral do pneu