28 de maro de 2024




NOTÍCIAS - Curiosidade



21 de abril de 2021

Você sabe como é construído um pneu?

Entenda como é passo a passo do processo da construção de um pneu.


Quem trabalha no segmento de reforma, sabe, de cor e salteado, como se dá a construção de um pneu, mas será que as pessoas com quem a gente tem contato todos os dias tem noção de quão complicado é o processo?

 

Que tal então, compartilhar esta matéria com aquele pessoal que não tem a mínima ideia sobre como funciona a produção de um pneu novo? Vamos explicar de forma bem simples e reduzida para que todos possam entender!

 

Bom, primeiramente, pneu não é somente borracha e até mesmo a borracha que ele usa é especial. Como sabemos um pneu moderno leva um tipo especial de borracha – uma mistura de borracha natural, borracha sintética e o chamado “negro de fumo”, um derivado do petróleo usado para deixar a mistura bem resistente.

 

Mas além disso, a lista de ingredientes do pneu inclui camadas de poliéster, náilon e até aço.

 

Juntando essas substâncias com a borracha especial, os fabricantes conseguem produzir seis componentes diferentes, que serão usados para compor cada uma das partes do pneu (veja quais são e para que servem abaixo). Cada uma dessas partes é fabricada separadamente. Para juntar tudo, as indústrias usam tambores e prensas – o resultado desse processo é um barrilzinho de borracha, que os técnicos chamam de “pneu verde”.

 

Para “amadurecer” e virar um pneu de verdade, ele ainda precisa passar pela chamada vulcanização.

 

Nessa última fase, a peça é prensada novamente, dessa vez a uma temperatura superior a 200 ºC. Aí sim,  o pneu é moldado conforme o modelo a ser fabricado.

 

 

Reinventando a roda Modelos comuns são compostos por seis partes diferentes

 

As partes do pneu

 

PAREDE LATERAL

Feitas de borracha, elas são o elemento de ligação entre a roda do carro e a parte do pneu que encosta na estrada

 

LONA DE CORPO

É a camada que faz o pneu suportar o peso da carroceria do carro. Para aguentar o tranco, ela é feita de uma mistura elástica, com borracha, poliéster e náilon

 

LONA ESTABILIZADORA

Como o próprio nome indica, essa camada ajuda a dar estabilidade ao pneu. Ela leva pequenas placas de fios de aço, cortadas em ângulos específicos para evitar derrapadas

 

BANDA DE RODAGEM

É a parte do pneu que entra em contato com o solo. Formada por três tipos de borracha com diferentes composições, a capa de rodagem garante a tração do carro e a durabilidade do pneu

 

TALÕES

São aros de aço envolvidos por uma camada de borracha. É a parte do pneu que entra em contato com a roda do carro

 

ESTANQUE

É a parte interna do pneu. Formada por várias camadas de borracha, ela impede a saída do ar e a perda de pressão do pneu, dispensando as antigas câmaras



MERCADO
Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Setor de Serviços lidera com 193.127 novos postos de trabalho.

ESPECIAL
Vamos desmascarar os mitos sobre pneus?

Na segunda, 1º de abril, é Dia da Mentira e nada melhor do que aproveitar a oportunidade para desmascarar alguns mitos e mentiras que sempre te contaram sobre os pneus. E que nos ajuda nesta missão é um especialista no tema: Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas de uma das maiores fabricantes de […]

ACONTECE
Vendas de pneus têm queda de 8,1% no primeiro bimestre, aponta balanço da ANIP 

Comercializações de pneus para veículos de carga marcaram o único desempenho positivo do setor no primeiro bimestre.

PANORAMA
Fabricante de pneus e o compromisso com reuso de água

Até 2050, empresa tem a meta ambiciosa de reuso de 100% de toda a água consumida em suas operações.









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus