21 de abril de 2021
De acordo com balanço realizado pela ANIP, associação que reúne os principais fabricantes de pneumáticos do País, o ano de 2019 apresentou uma leve queda, de apenas 0,1%, nas vendas de pneus, em relação ao ano anterior. Por outro lado, a Balança Comercial do setor registrou superávit de mais de US$ 183 milhões no acumulado de janeiro a dezembro de 2019.
Ainda segundo as análises da ANIP, embora o cenário econômico não indique um ano de expressivos avanços, é possível manter um moderado otimismo para 2020, uma vez que as montadoras estimam um ligeiro crescimento em sua produção.
“Em dezembro, a indústria nacional de pneumáticos teve uma queda de 8,6% em comparação ao mesmo período de 2018. O resultado se deve às baixas de 33,5% nas vendas para montadoras, acompanhando a queda na produção de veículos no último mês do ano, e de 6,5% nas vendas do mercado de reposição”, relata o estudo publicado pela ANIP.
Os resultados negativos do setor estiveram concentrados nos pneus de passeio (-0,3%) e comerciais leves (-3,9%), em contrapartida às vendas de pneus de carga (1,8%) e motos (0,8%) que registraram avanço.
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, é destaque em encontro que discutirá, no dia 23 de outubro, políticas públicas, financiamento verde e soluções tecnológicas
Em 12 meses, indicador é positivo em 3,2%
Apesar do avanço, o resultado ainda permanece abaixo da linha de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança