18 de outubro de 2025




NOTÍCIAS - Especial



21 de abril de 2021

Uma nova marca. Um novo momento!

Como forma de celebrar os seus 35 anos e de projetar um novo tempo, a ABR está de cara nova.


Você deve imaginar que trocar o logotipo de uma marca seja algo relativamente simples, mas a mudança de uma marca como a da ABR que tem 35 anos de história não é algo feito de uma hora para a outra. A atual marca da ABR foi criada há 10 anos, quando a associação completou 25 anos e foi uma releitura do primeiro logo de 1985. Porém, a alteração pensada agora, pretendia ir além e, realmente, dar uma nova cara à associação.

Primeiramente, a decisão de mudar uma marca transpassa a questão estética, pois aponta para novos rumos que a empresa, ou associação, neste caso, pretende tomar.

E foi assim que o processo de mudança de logotipo se iniciou.

“O objetivo de mudar a marca que por tantos anos representou a associação, teve como principal meta reposicionar a entidade em relação às suas principais bandeiras de sustentabilidade e de defesa do setor”, afirma Everson Schmidt, diretor de Comunicação da ABR.

Com esta missão em mente é que a VoxCom, agência responsável pela criação da nova marca, iniciou o processo que levaria meses até ser concluído com a escolha do logotipo final pela diretoria da associação.

Segundo L. Gustavo Moser, designer responsável pelo projeto, o conceito do logo levou em consideração, principalmente, a questão da sustentabilidade proporcionada pela reforma. “A ideia para esse redesign foi transmitir o que a ABR realmente representa: renovação. Por essa razão, foi incorporado o ícone de ciclo sustentável do pneu, integrado com uma tipografia sólida e cores contemporâneas, reforçando o verde que, novamente, remete à sustentabilidade ambiental.”

Outra questão levada em consideração para a criação do novo logo é a aplicação digital que necessita de imagens mais simples, com menor nível de detalhamento, garantindo a execução correta em diferentes mídias que podem ir de um telão até um relógio inteligente, tablet ou celular.

Por fim, o novo logo tirou a palavra “segmento” da assinatura da marca, para que a palavra REFORMA DE PNEUS pudesse ganhar mais destaque, ajudando a associação a ser identificada de forma mais rápida e simples.



MERCADO
CNI mantém projeção de crescimento do PIB em 2,3%

Mas diminui alta da indústria para 1,6%

ESPECIAL
Entidades discutem descarbonização do transporte no 10º Fórum CNT de Debates

Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, é destaque em encontro que discutirá, no dia 23 de outubro, políticas públicas, financiamento verde e soluções tecnológicas

NOTíCIAS
Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em agosto

Em 12 meses, indicador é positivo em 3,2%

MERCADO
Confiança da indústria sobe, mas ainda está na linha do pessimismo

Apesar do avanço, o resultado ainda permanece abaixo da linha de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus