29 de maro de 2024




NOTÍCIAS - Mercado



21 de abril de 2021

Segundo semestre deve ser mais positivo

Índice de atividade econômica teve pequena alta, e reformas devem alavancar crescimento


Após quatro meses consecutivos de queda, a atividade econômica reagiu em maio, conforme dados divulgados semana passada pelo Banco Central. O Índice de Atividade do BC (IBC-Br) subiu 0,54% ante abril.

 

Este é o primeiro índice que comprova que o segundo semestre do ano deve ser mais positivo. Segundo economistas, no curto prazo, a liberação de recursos do PIS/Pasep e do FGTS deve animar a atividade econômica no País. Além disso, a aprovação da reforma da Previdência deve elevar a confiança dos agentes no médio prazo.

 

Medido em pontos, o IBC-Br subiu de 136,28 para 137,01 pontos na passagem de abril para maio. Apesar do avanço, o patamar é o melhor apenas desde fevereiro deste ano, quando o indicador estava em 137,11 pontos.

 

Na comparação com março de 2018, o IBC-Br registrou alta de 4,4%, mas o resultado reflete a base fraca de comparação. Economistas lembraram que, em maio do ano passado, estourou a greve dos caminhoneiros, que fez a atividade econômica desabar.

 

Por isso, é natural que os indicadores sejam mais favoráveis em 2019, sem a greve.

“Maio é um mês atípico, e é preciso tomar cuidado com as conclusões”, alerta o economista Thiago Xavier, da Tendências Consultoria, referindo-se à greve dos caminhoneiros e aos quatro meses seguidos de queda do IBC-Br neste ano. Para ele, o dado de maio não indica mudança na tendência da atividade econômica, que segue debilitada.

 

Conhecido como “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A projeção do BC para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2019 foi alterada recentemente, de alta de 2% para avanço de apenas 0,8%, justamente porque a atividade econômica segue em marcha lenta. O Ministério da Economia projeta alta de 0,81% do PIB este ano.

 

De janeiro a maio, o IBC-Br indica elevação de 0,94% da atividade econômica. Nos 12 meses encerrados em maio, ocorreu alta de 1,31%.



MERCADO
Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Setor de Serviços lidera com 193.127 novos postos de trabalho.

ESPECIAL
Vamos desmascarar os mitos sobre pneus?

Na segunda, 1º de abril, é Dia da Mentira e nada melhor do que aproveitar a oportunidade para desmascarar alguns mitos e mentiras que sempre te contaram sobre os pneus. E que nos ajuda nesta missão é um especialista no tema: Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas de uma das maiores fabricantes de […]

ACONTECE
Vendas de pneus têm queda de 8,1% no primeiro bimestre, aponta balanço da ANIP 

Comercializações de pneus para veículos de carga marcaram o único desempenho positivo do setor no primeiro bimestre.

PANORAMA
Fabricante de pneus e o compromisso com reuso de água

Até 2050, empresa tem a meta ambiciosa de reuso de 100% de toda a água consumida em suas operações.









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus