23 de abril de 2024




NOTÍCIAS - Especial



31 de maio de 2021

Respeito e Responsabilidade. Pratique no trânsito.

Como acontece em todo o mês de maio, deu-se início à campanha Maio Amarelo, de prevenção aos acidentes de trânsito.


A campanha de 2021 tem o SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), ligado ao Sistema CNT (Confederação Nacional do Transporte) como apoiador central.  “Somos parceiros do Maio Amarelo desde a sua criação e, portanto, é uma consequência natural estarmos, neste ano, como os principais apoiadores dessa iniciativa tão relevante para a sociedade”, afirma Vander Costa, presidente do Sistema CNT. Segundo ele, a segurança no trânsito é tema central na atuação das instituições. “O SEST SENAT forma, treina e cuida da saúde dos motoristas profissionais no Brasil. E motoristas bem preparados são peça central de um trânsito seguro. Além disso, desenvolvemos ainda estudos técnicos e, a partir deles, a CNT atua junto ao Poder Público para que se aprimorem as condições da infraestrutura rodoviária e o ambiente regulatório, para promover mais segurança no trânsito brasileiro.”

 

Desde 2014, ano de lançamento do Movimento, o OBSERVATÓRIO prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade para a pandemia dos sinistros de trânsito, não só no nosso país, mas em todo mundo. Ao longo das sete edições do Maio Amarelo, vários foram os temas já abordados desde o “Atenção pela Vida” em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida” do ano passado.

 

NA 3ª Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela ONU/OMS, realizada na Suécia, em fevereiro do ano passado, eles atualizaram o total de mortes no trânsito: 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo todo.

 

O último dado de mortes ocorridas no Brasil, disponibilizado pelo Ministério da Saúde e compilados pelo OBSERVATÓRIO, registrou em 2019, 31.945 vidas perdidas. Esse é o número mais baixo desde 2001.

 

Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, o Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio.

 

Por isso, é tão importante que o engajamento continue, mesmo nesse ano, quando as ações deverão ficar dentro do ambiente virtual. Por isso, é tão fundamental angariar mais parceiros para a causa, afinal, enquanto apenas um pedestre, ciclista, motorista, passageiro ou motociclista estiverem desrespeitando as regras, todos nós estaremos em risco.

 

A Campanha

A campanha 2021 do Movimento Maio Amarelo vai trazer a reflexão sobre atitudes que tem faltado nos últimos tempos em diversos ambientes de convivência: o respeito e a responsabilidade.

 

Assinada pela agência de comunicação DGCom, a mensagem da campanha desse ano traz a empatia como o carro chefe da convivência.  Ou seja: não faça para o outro o que você não quer que alguém faça a você!

 

Para José Aurelio Ramalho, diretor presidente do Observatório, “a campanha de 2021 reflete bem toda nossa atual vivência no trânsito: muita impaciência e intolerância. É preciso parar e refletir como o trânsito representa o nosso atual estado de espírito. Por isso, o Maio Amarelo quer fazer pensar: será que é preciso ser assim?”, conclui Ramalho.

 

As 23 peças publicitárias disponíveis contemplam formatos diversos como banners, outdoors, faixas, posts para redes sociais entre outros materiais para que sejam usadas em todos os canais, chegando de forma uníssona na sociedade.

Utilização gratuita

 

Qualquer empresa, entidade ou órgão público poderá inserir sua logomarca nas peças e utilizar gratuitamente. Ao longo de todo o mês, a ABR estará disponibilizando em suas redes sociais, peças de conscientização sobre segurança no trânsito.



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