24 de fevereiro de 2025
A busca por um transporte mais sustentável está cada vez mais no centro das discussões do setor. Na última sexta-feira (14), a Confederação Nacional do Transporte (CNT) participou de um evento promovido pelo Programa de Logística Verde Brasil (PLVB) para debater alternativas para a descarbonização do transporte. Durante a apresentação, foram discutidas soluções como biometano, eletromobilidade, hidrogênio renovável e diesel verde – fontes de energia que podem ajudar a reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
Mas quando falamos em sustentabilidade no transporte, não podemos olhar apenas para o futuro. Há soluções concretas e acessíveis que já fazem diferença hoje – e a reforma de pneus é uma delas.
Assim como as novas matrizes energéticas, a reforma de pneus desempenha um papel essencial na redução do impacto ambiental da atividade transportadora. Afinal, um pneu reformado consome até 80% menos matéria-prima do que um novo, evitando o descarte precoce e reduzindo significativamente a geração de resíduos. Além disso, a produção de um pneu novo consome muito mais energia e emite mais CO₂ do que a reforma, tornando essa prática uma aliada direta na descarbonização do transporte.
O evento da CNT reforçou a importância de soluções viáveis dentro da realidade operacional do setor no Brasil. E a reforma de pneus já é uma dessas soluções, ajudando transportadoras e frotistas a reduzirem custos, aumentarem a eficiência e contribuírem para um transporte mais sustentável.
Se queremos avançar na agenda da sustentabilidade, a reforma de pneus precisa estar nessa conversa!
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