29 de novembro de 2021





NOTÍCIAS - Panorama



20 de outubro de 2021

Principais novidades da NR 01 que entra em vigor em janeiro de 2022

Confira principais pontos do documento elaborado pelo SESI e CNI apoiar empregadores, profissionais de SST e trabalhadores na interpretação da norma


O novo texto da NR 01 publicado pela Portaria Nº 6.730, de 9/03/2020, entrará em vigor em 03 de janeiro de 2022, de acordo com o estabelecido na Portaria SEPRT nº 8.873, de 23/07/2021.

 

As principais novidades são com relação a elaboração e implantação do Programa de Gerenciamento de riscos, a necessidade de possuir plano de emergência, comandos gerais para treinamentos, inclusão da análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, prestação de informações digitais e o tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas.

 

Confira alguns pontos principais:

 

Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

 

O PGR tem como objetivo a consolidação das informações para a preservação da saúde e integridade física dos trabalhadores nos ambientes de trabalho e pode ser implementado por estabelecimento ou a critério da organização, por unidade operacional, setor ou atividade, ou ainda, atendido por sistemas de gestão em SST, e deve ser composto, ao menos, por dois documentos obrigatórios:

O PGR pode incorporar outros documentos (como resultados de avaliações de higiene ocupacional, por exemplo) e deve estar integrado com os demais planos, programas e/ou outros documentos previstos na legislação de Saúde e Segurança do Trabalho.

 

Plano de Emergência

A NR 01 prevê que as organizações devem estabelecer, implementar e manter procedimentos de respostas aos cenários de emergências de acordo com os riscos existentes e as características das atividades desempenhadas. Neste procedimento, devem estar previstos os recursos necessários para os primeiros socorros e as medidas necessárias para emergência de grandes magnitudes.

 

Treinamentos

As diretrizes e requisitos referente a treinamentos tem por objetivo a harmonização do tema tratado em diversos itens nas demais NRs. As organizações devem efetuar os treinamentos de acordo com as diretrizes e requisitos estabelecido na NR 01 e respeitando o disposto nas normas específicas. Importante destacar que a cada treinamento realizado deve ser emitido certificado com nome e a assinatura do trabalhador, o conteúdo programático, a carga horária, a data, o local de realização do treinamento, o nome e a qualificação dos instrutores e a assinatura do responsável técnico do treinamento, sendo este, o responsável pela elaboração e condução do treinamento, observando, quando necessário, a habilitação ou capacitação deste profissional estabelecido na norma regulamentadora específica.

Por fim, é permitido que, desde que observados os requisitos estabelecidos, sejam aproveitados treinamentos entre organizações diferentes, bem como, se cumpridos os requisitos técnicos, administrativos, tecnológicos e pedagógicos, sejam realizados na modalidade semipresencial ou a distância.

 

Análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho

A organização deve realizar análise dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho e, se necessário, rever sua avaliação de riscos para evitar reincidência. Toda a análise de acidente deve ser documentada levando em consideração as situações geradoras, atividades desenvolvidas, ambiente de trabalho, os materiais e a organização da produção e do trabalho, bem como fornecer evidências para subsidiar e revisar as medidas de prevenção existentes.

 

Digitalização de documentos

A NR 1 passou a admitir que todos os documentos previstos nas NRs podem ser emitidos e armazenados em meio digital, desde que atendidos requisitos normativos e observando os certificados digitais necessários. Além disso, os arquivos físicos podem ser arquivados em meio digital, sendo o empregador responsável por garantir a preservação e autenticidade e, se necessário, a confidencialidade desses documentos.

 

Regras específicas

Pelo novo texto, a norma prevê regras específicas a Microempreendedor Individual (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de pequeno porte (EPP).

 

Fonte: CNI



ACONTECE
Setor de transporte ultrapassa desenvolvimento nacional e transportadoras aproveitam o cenário

Apesar da instabilidade gerada pela pandemia, o segmento cresceu 1,3% no primeiro trimestre de 2021

MERCADO
Empresários apostam na Black Friday para reaquecer economia

De acordo com dados da Behup, 47% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções após esse ano de pandemia

ACONTECE
Transporte rodoviário de cargas supera 90 mil vagas em 21

Contratações superiores às demissões são confirmadas pelo Painel CNT do Emprego no Transporte

MERCADO
CCJ aprova proposta que prorroga desoneração da folha de pagamento até 2023

Para a CNT, sem a prorrogação, haverá mais desemprego ou mais inflação









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus