18 de maio de 2024




NOTÍCIAS - Especial



13 de dezembro de 2022

Posse de Margareth Buzetti tem repercussão na imprensa

Segundo mandato da presidente e importância do segmento de reforma de pneus são destacados em sites


O evento de posse da nova diretoria, ocorrido no último dia 8 de dezembro, em São Paulo, teve repercussão na imprensa mato-grossense.

Sites como Capital Notícia e Leia Agora destacaram a reeleição da presidente, Margareth Buzetti, para seu segundo mandato a frente da entidade

 “A empresária e presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Cuiabá (AEDIC), Margareth Buzetti, foi reeleita para comandar a Associação Brasileira de Reforma de Pneus (ABR).Ela inicia em 2023 o segundo mandato e continua se firmando como a primeira e única mulher a ter presidido a entidade, além de ser a primeira presidente que não advém de mercados das regiões Sul e Sudeste”, destacou o Capital Notícias.

Já o site Leia Agora destacou o discurso realizado pela presidente da ocasião da posse.

“Durante a posse, Buzetti agradeceu a confiança e destacou a importância que a representatividade feminina atrai para o segmento.
‘Realizamos ao longo desse período um trabalho sério e, com isso, pudemos evidenciar o nosso legado de sustentabilidade e a forma como já temos um impacto relevante na economia. Mostramos esses resultados da ABR na Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, a COP 26, e no Congresso Mercado Global de Carbono – Descarbonização & Investimentos Verdes, algo grandioso’, ressaltou”.

Com importante relevância para o segmento, ambos órgãos de imprensa ressaltaram a importância do setor de reforma de pneus para a economia e para a sustentabilidade.

O segmento de Reforma de Pneus conta com 1400 empresas, que geram emprego de forma direta e indireta, sendo a maioria, representantes de microempresas e empresas de pequeno porte. Já no quesito ambiental, nos últimos dez anos a entidade registrou a reforma de 80 milhões de pneus comerciais e 52 milhões de pneus automóveis.

Número esse que resultou na economia de 5 bilhões de litros de petróleo. Durante este período, a entidade evitou a emissão de 26 milhões de toneladas de CO2. “Somos uma indústria verde. O pneu reformado gasta muito menos recursos naturais do que um novo. E apesar de precisarmos melhorar como segmento organizado, essa é uma forma de conquistar mais respeito dos órgãos governamentais”, destacaram os sites.

Outro fator relevante destacado pelos sites foi a importância do segmento na economia e meio ambiente. “Nosso papel é incontestável, geramos uma economia para o setor de transporte no Brasil com uma média de 7 bilhões de reais por ano. O pneu reformado possui rendimento de quilometragem semelhante ao novo, sendo 70% mais econômico para o consumidor”, disse Margareth.

As publicações relataram ainda que o segmento que a ABR representa é uma indústria verde por adotar medidas que se atentam à sustentabilidade em todo o processo produtivo. Um exemplo disso, é a reutilização da carcaça e reposição da banda de rodagem do pneu desgastado pelo uso, que, após ser reformado,  volta a rodar proporcionando o mesmo desempenho do novo.

 Outro fator, é a redução da quantidade de litros de petróleo utilizado no processo de produção de um pneu. Na fabricação do novo comercial são usados 79 litros de petróleo, enquanto o comercial para ser reformado utiliza 29 litros. Já o pneu de automóvel novo usa 27 litros de petróleo e o reformado apenas 9L. Visto isso, o pneu reformado gasta bem menos recursos naturais que um novo.

 



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