25 de abril de 2024




NOTÍCIAS - Mercado



21 de abril de 2021

PIB do transporte recua 0,3% no segundo trimestre de 2019

Setor tem a terceira queda consecutiva do PIB, mesmo com pequena alta do PIB do País.


Estar atento ao mercado do setor de transporte é essencial para os reformadores de pneus. Afinal, as transportadoras e caminhoneiros autônomos constituem boa parte do mercado do setor.

 

E, segundo o Boletim Economia em Foco, da CNT, os números do segmento ainda não demonstram sinais de melhora no cenário econômico. Conforme  o documento, apesar de o PIB (Produto Interno Produto) brasileiro ter registrado alta de 0,4% no segundo trimestre de 2019, na comparação com os três primeiros meses de 2019, o PIB do setor de transporte recuou 0,3%. Os dados foram divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no final do mês de agosto.

 

Ainda de acordo com o Boletim, essa é a terceira queda consecutiva – no quarto trimestre de 2018, a retração foi de 0,3%; e, no primeiro trimestre de 2019, de 0,6%. No acumulado de 12 meses, porém, o PIB do transporte registra alta de 1,3%. Isso, conforme o boletim, se deve ao crescimento de 2,2% no terceiro trimestre de 2018, que captou os efeitos da retomada da atividade, após a paralisação dos caminhoneiros em maio do ano passado.

 

E acrescenta a CNT que, para o desempenho do transporte ser positivo no final deste ano, o PIB do setor precisa registrar crescimento de, pelo menos, 1,0% no segundo semestre de 2019.

 

O boletim destaca que, nos três últimos trimestres, o PIB do transporte acumula variação negativa de 1,2%, enquanto o PIB brasileiro apresenta alta de 0,4% na mesma base de comparação. “Excluindo a indústria extrativa, muito afetada pela tragédia de Brumadinho, o transporte foi o setor que teve o pior desempenho nos últimos três trimestres, explicado principalmente pelos problemas enfrentados pelo segmento rodoviário de cargas, principal componente do PIB do setor.”

 

 

FONTE: Agência CNT de Notícias



PANORAMA
Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

Empresa possui gama de produtos capaz de atender todas as demandas e exigências do mercado

MERCADO
Reforma tributária é encaminhada pelo governo

Entenda cinco pontos essenciais de mudança

NOTíCIAS
Mercado eleva previsão para taxa Selic

Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela segunda vez consecutiva a previsão para a taxa Selic em 2024.

PANORAMA
Prêmio Renova Pneu 2024 já abriu inscrições

Prêmio é iniciativa promovida pela FRANCAL e PNEUSHOW, com o apoio da  ARESP e ABR









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus