19 de abril de 2024




NOTÍCIAS - Curiosidade



21 de abril de 2021

Pneu vai muito além da borracha

Saiba quais são as partes que compõem um pneu e do que são fabricadas.


Quem não é do ramo do pneu pode não ter ideia de quantas partes o compõem  e pensar que ele é simplesmente um aro de borracha. Mas a verdade é que o pneu é composto de aço, náilon, poliéster e borracha, e sua fabricação envolve um fascinante processo de engenharia e ciência. Confira cada uma das partes:*

Revestimento Interior

Começando pela camada mais interna do pneu, o revestimento, também conhecido como liner, é formado por camadas de borracha que protegem a estrutura da carcaça contra a umidade e evitam a perda de pressão.

Carcaça Radial

É a estrutura mais resistente do pneu. Ela é formada por filamentos têxteis ou de aço que, engastados na borracha, se enrolam no aro do talão. Sua principal função é suportar a carga e a velocidade, respectivamente definidas segundo os índices de carga e velocidade do pneu.

Cintas de Aço

Formada pelas conhecidas lonas de topo, a cintura metálica é responsável por garantir a maior área de contato e a proteção contra os impactos e perfurações. Os feixes de cinta, compostos de fios de aço, colam-se entre si e formam a cintura que garante a resistência do pneu.

Talão

Constituído de fios de aço cobertos por cobre, o talão é um dos componentes mais importantes, pois sua principal função é manter o pneu fixado ao aro da roda. Sua construção é feita dependente do diâmetro, pois assim providencia a maior segurança, evitando o destalonamento quando o pneu for submetido a elevados esforços laterais.

Lateral

Agora na parte externa nós temos a lateral do pneu, também descrita como flanco ou costado. Essa área lateral compreende toda a zona que vai do talão até os ombros. Sua estrutura é revestida com borracha de alta resistência e flexibilidade para suportar as constantes flexões mecânicas e os impactos da estrada.

Ombros

Localizado entre a banda de rodagem e a lateral, os ombros servem como um apoio de segurança para o veículo durante as curvas. Sua estrutura possui uma camada extra de borracha que auxilia na transferência de carga, durante as manobras mais difíceis sobre a via.

Banda de Rodagem

Por último, mas não menos importante, nós temos a banda de rolamento: o componente que está em contato direto com o solo. Ela é formada por uma série de ranhuras (sulcos) que servem para drenar a água, reduzir ruídos e proporcionar a aderência em solo seco ou molhado.

* Fonte – Blog Roda Brasil



MERCADO
Mercado mantém otimismo com inflação e economia

Cenário projetado pelo mercado financeiro, segundo o boletim Focus, é positivo

NOTíCIAS
Inflação controlada em 2024 viabiliza corte de juros

A avaliação é da CNT e faz parte do Boletim de Conjuntura Econômica de abril, divulgado nesta quarta-feira (17)

ESPECIAL
Finep e Brasil Mais Produtivo farão giro pelo Brasil

O objetivo de promover o engajamento de micro, pequenas e médias empresas industriais na jornada de transformação digital do programa

ESPECIAL
Produção de caminhões cresce quase 20%

Na comparação com março de 2023, no entanto, houve redução na produção, de 8,9%









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus