21 de junho de 2023
O pneu vai muito além da borracha
Descubra as diversas partes que compõem um pneu e os materiais utilizados em sua fabricação
Para aqueles que não estão familiarizados com o universo dos pneus, pode ser surpreendente saber quantas partes o compõem, ao invés de ser apenas um anel de borracha. Na verdade, um pneu é composto de aço, nylon, poliéster e borracha, e sua fabricação envolve um fascinante processo de engenharia e ciência. Vamos conhecer cada uma dessas partes:
- Revestimento Interior: Começando pela camada mais interna do pneu, encontramos o revestimento, também conhecido como liner. Essa camada é feita de borracha e tem a função de proteger a estrutura da carcaça contra umidade e evitar a perda de pressão.
- Carcaça Radial: A carcaça radial é a estrutura mais resistente do pneu. Ela é formada por filamentos têxteis ou de aço, que são embutidos na borracha e se enrolam no aro do talão. Sua principal função é suportar a carga e a velocidade, conforme definidas pelos índices de carga e velocidade do pneu.
- Cintas de Aço: As cintas de aço, também conhecidas como lonas de topo, são responsáveis por garantir uma área de contato maior e proteção contra impactos e perfurações. Feitas de fios de aço, elas se unem formando a cinta que confere resistência ao pneu.
- Talão: O talão é um dos componentes mais importantes do pneu, sendo constituído por fios de aço cobertos por cobre. Sua função principal é manter o pneu fixado ao aro da roda. Sua construção depende do diâmetro do pneu para garantir maior segurança, evitando o desencaixe quando o pneu é submetido a esforços laterais intensos.
- Lateral: Na parte externa do pneu, encontramos a lateral, também chamada de flanco ou costado. Essa área compreende desde o talão até os ombros. A estrutura da lateral é revestida com borracha resistente e flexível para suportar as flexões mecânicas constantes e os impactos da estrada.
- Ombros: Localizados entre a banda de rodagem e a lateral, os ombros desempenham um papel importante na segurança do veículo durante curvas. Possuem uma camada extra de borracha que auxilia na transferência de carga durante manobras mais desafiadoras na estrada.
- Banda de Rodagem: Por fim, temos a banda de rodagem, o componente que entra em contato direto com o solo. Ela é formada por uma série de sulcos (ranhuras) que têm a função de drenar a água, reduzir ruídos e proporcionar aderência tanto em superfícies secas quanto molhadas.