29 de janeiro de 2026





NOTÍCIAS - Mercado



21 de junho de 2023

O pneu vai muito além da borracha

Descubra as diversas partes que compõem um pneu e os materiais utilizados em sua fabricação


Para aqueles que não estão familiarizados com o universo dos pneus, pode ser surpreendente saber quantas partes o compõem, ao invés de ser apenas um anel de borracha. Na verdade, um pneu é composto de aço, nylon, poliéster e borracha, e sua fabricação envolve um fascinante processo de engenharia e ciência. Vamos conhecer cada uma dessas partes:

 

  1. Revestimento Interior: Começando pela camada mais interna do pneu, encontramos o revestimento, também conhecido como liner. Essa camada é feita de borracha e tem a função de proteger a estrutura da carcaça contra umidade e evitar a perda de pressão.
  2. Carcaça Radial: A carcaça radial é a estrutura mais resistente do pneu. Ela é formada por filamentos têxteis ou de aço, que são embutidos na borracha e se enrolam no aro do talão. Sua principal função é suportar a carga e a velocidade, conforme definidas pelos índices de carga e velocidade do pneu.
  3. Cintas de Aço: As cintas de aço, também conhecidas como lonas de topo, são responsáveis por garantir uma área de contato maior e proteção contra impactos e perfurações. Feitas de fios de aço, elas se unem formando a cinta que confere resistência ao pneu.
  4. Talão: O talão é um dos componentes mais importantes do pneu, sendo constituído por fios de aço cobertos por cobre. Sua função principal é manter o pneu fixado ao aro da roda. Sua construção depende do diâmetro do pneu para garantir maior segurança, evitando o desencaixe quando o pneu é submetido a esforços laterais intensos.
  5. Lateral: Na parte externa do pneu, encontramos a lateral, também chamada de flanco ou costado. Essa área compreende desde o talão até os ombros. A estrutura da lateral é revestida com borracha resistente e flexível para suportar as flexões mecânicas constantes e os impactos da estrada.
  6. Ombros: Localizados entre a banda de rodagem e a lateral, os ombros desempenham um papel importante na segurança do veículo durante curvas. Possuem uma camada extra de borracha que auxilia na transferência de carga durante manobras mais desafiadoras na estrada.
  7. Banda de Rodagem: Por fim, temos a banda de rodagem, o componente que entra em contato direto com o solo. Ela é formada por uma série de sulcos (ranhuras) que têm a função de drenar a água, reduzir ruídos e proporcionar aderência tanto em superfícies secas quanto molhadas.

 



ESPECIAL
ABR prestigia os 90 anos do SETCESP

Presidente Margareth Buzetti participou da solenidade e discursou durante o evento

ACONTECE
Prazo para aderir ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Pedido é online e vale para MEI, micro e pequenas empresas

NOTíCIAS
Faturamento da indústria sobe, mas emprego cai pelo terceiro mês

Juros reduzem ritmo do setor e afetam mercado de trabalho, aponta CNI

ACONTECE
Venda total de pneus produzidos no país recua 5,8% em 2025

Dados são da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Resultado negativo foi fruto de importações da Ásia









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus