2 de setembro de 2022
A equipe de engenheiros da RMIT University diz que o novo concreto mais verde e leve feito com borracha de pneu reciclada promete reduzir significativamente os custos de fabricação e transporte.
Pequenas quantidades de partículas de borracha de pneus já são usadas para substituir esses agregados de concreto, mas os esforços para substituir todos os agregados por borracha produziram concretos fracos que não atendiam aos padrões exigidos – até agora.
O estudo, publicado na revista Resources, Conservation & Recycling, revela um processo de fabricação de concreto leve estrutural em que os agregados graúdos tradicionais na mistura foram completamente substituídos por borracha de pneus inservíveis
Autor principal do estudo, o Ph.D pesquisador da Escola de Engenharia da Universidade RMIT, Mohammad Momeen Ul Islam, disse que as descobertas desbancaram uma teoria popular sobre o que poderia ser alcançado com partículas de borracha reciclada em concreto.
“Demonstramos com nosso método de moldagem preciso que essa limitação percebida de décadas no uso de grandes quantidades de partículas grossas de borracha no concreto agora pode ser superada”, disse Islam.
Este avanço baseia-se na invenção revolucionária desta técnica pelos colegas engenheiros da Universidade RMIT Professor Yufei Wu, Dr. Syed Kazmi, Dr. Muhammad Munir e Professor Yingwu Zhou da Universidade de Shenzhen. Os engenheiros dizem que vários pedidos de patentes em fase nacional estão sendo arquivados para continuar a proteção dessa tecnologia.
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO MAIS ECOLÓGICOS, BARATOS E LEVES
O coautor do estudo e líder da equipe, o professor Jie Li, disse que este processo de fabricação liberará benefícios ambientais e econômicos.
“Como a maior parte do concreto típico é agregado graúdo, substituir tudo isso por borracha de pneu usada pode reduzir significativamente o consumo de recursos naturais e também abordar o grande desafio ambiental do que fazer com pneus usados”, disse ele.
Li diz que pneus usados na Austrália não podem ser exportados, tornando os novos métodos de reciclagem e reprocessamento local cada vez mais importantes. Cerca de 1,2 bilhão de pneus inservíveis serão descartados anualmente em todo o mundo até 2030.
O concreto mais verde e leve também pode reduzir bastante os custos de fabricação e transporte, disse Li.
“Isso beneficiaria uma série de desenvolvimentos, incluindo projetos habitacionais de baixo custo em partes rurais e remotas da Austrália e outros países ao redor do mundo”.
PRÓXIMOS PASSOS
O processo de fabricação da equipe pode ser ampliado de forma econômica em um ambiente industrial de concreto pré-moldado na Austrália e no exterior, disse Islam.
Após testes bem-sucedidos na oficina, a equipe agora está analisando o reforço do concreto para ver como ele pode funcionar em elementos estruturais.
A equipe de pesquisa do RMIT também inclui o Professor Yu-Fei Wu, Dr. Rajeev Roychand e Dr. Mohammad Saberian.
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