11 de outubro de 2025




NOTÍCIAS - Especial



8 de outubro de 2025

Indústria de transformação sente impacto do tarifaço dos EUA

Quase 60% das empresas da indústria de transformação afirmam já ter sentido os efeitos das turbulências comerciais entre Brasil e EUA.


A recente elevação das tarifas de importação pelos Estados Unidos começa a afetar de forma ampla a indústria brasileira. Desde o início de agosto, produtos nacionais passaram a ser taxados em até 50%, medida que intensificou o pessimismo entre empresários e impactou o nível de confiança do setor, segundo a Sondagem da Indústria do FGV IBRE.

Quase 60% das empresas da indústria de transformação afirmam já ter sentido os efeitos das turbulências comerciais entre Brasil e EUA. Entre as grandes exportadoras, 73% relatam algum impacto direto — especialmente em segmentos como metalurgia, alimentos, veículos automotores, química e eletrônicos.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 4,4 pontos em agosto, registrando o pior resultado desde a pandemia. O estudo aponta que a queda na confiança e o aumento dos estoques estão relacionados não apenas ao tarifaço, mas também ao cenário de juros altos e demanda interna enfraquecida.

Para enfrentar o novo contexto, as empresas têm adotado medidas diversas: busca de novos mercados e parceiros comerciais, ajuste na produção, proteção cambial e até antecipação de férias coletivas. Entre os setores mais afetados estão os de bens intermediários, como aço, alumínio, resinas e soja, base para várias cadeias produtivas.

Embora as tarifas não expliquem sozinhas a desaceleração industrial, o aumento da incerteza econômica e das barreiras comerciais adiciona um novo desafio para a indústria brasileira — que segue buscando caminhos para preservar competitividade e estabilidade em meio a um cenário global cada vez mais instável.



ACONTECE
Venda de veículos automotores sobe 2,9% em setembro

Produção e exportações cresceram em relação ao mesmo mês de 2024

PANORAMA
Vipal Borrachas é homenageada em edição histórica do congresso Colfecar 2025  

Principal evento de transporte de carga da Colômbia reuniu mais de 1.200 pessoas em Cartagena das Índias

ESPECIAL
Indústria de transformação sente impacto do tarifaço dos EUA

Quase 60% das empresas da indústria de transformação afirmam já ter sentido os efeitos das turbulências comerciais entre Brasil e EUA.

MERCADO
País crescerá 2,4% em 2025, acima da América Latina, diz Banco Mundial

Projeção para o Brasil repete a de relatório de junho









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus