29 de maro de 2024




NOTÍCIAS - Acontece



31 de maio de 2021

Indústria de pneus registra queda de 73% das vendas em abril

Demanda das montadoras cai 95% na comparação com março; mercado de reposição recua 67%.


A indústria de pneus registrou forte queda nas vendas de abril em comparação com março, segundo dados divulgados na quarta-feira, 20, pela Anip, associação das fabricantes de pneumáticos. Abril foi o primeiro mês completo da adoção das medidas de isolamento e quarentena em vários municípios brasileiros, o que afetou fortemente tanto a demanda das montadoras de veículos quanto do mercado de reposição.

Com um total de 1,2 milhão de unidades entregues no mês passado, a queda foi de 73% com relação aos mais de 4,47 milhões de pneus vendidos em março.

O fechamento da maior parte das fábricas de automóveis, caminhões e ônibus do País fez com que a demanda pelas montadoras diminuísse 95,4% em abril na comparação com março, segundo a Anip, com pouco mais de 45,8 mil unidades. Em março, o volume vendido às montadoras foi de 988,7 mil pneus.

Já as vendas de pneus para o mercado de reposição recuaram 67% no comparativo mensal, passando de 3,48 milhões para 1,15 milhões.

De janeiro a abril, as vendas de pneus no Brasil acumulam queda de 26,3% sobre igual período do ano passado, que passou de 19 milhões para pouco mais de 14,5 milhões.

“À medida que a indústria de veículos como um todo voltar à atividade, acreditamos que será possível reativar o mercado de vendas de equipamento original. Quanto ao mercado de reposição, ele segue de acordo com as restrições de cada município e estado. Esse retorno heterogêneo e de longo período tem um alto custo para a indústria, por isso é preciso definir um novo conjunto de ações que suportem o retorno da indústria e da economia como um todo, como outros países já estão fazendo”, afirma o presidente executivo da Anip, Klaus Curt Müller.

QUEDA ACENTUADA EM TODOS OS SEGMENTOS

 

Entre as categorias, o que mais puxou as vendas para baixo foi o segmento de pneus para automóveis, cujos volumes reduziram 85,5% em abril contra março. Para se ter uma ideia, todos os 352,3 mil pneus de automóveis vendidos pela indústria em abril foram para o mercado de reposição: as montadoras não compraram nenhuma unidade em abril, segundo a Anip.

Já nos pneus de carga, a queda foi de 55,1% na passagem de março para abril, passando de 616,4 mil para pouco mais de 276,3 mil unidades.

No mercado de motos, a Anip, que só registra os números para o mercado de reposição, anotou queda mensal de 45%.

 

Fonte: Automotive Business



MERCADO
Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Setor de Serviços lidera com 193.127 novos postos de trabalho.

ESPECIAL
Vamos desmascarar os mitos sobre pneus?

Na segunda, 1º de abril, é Dia da Mentira e nada melhor do que aproveitar a oportunidade para desmascarar alguns mitos e mentiras que sempre te contaram sobre os pneus. E que nos ajuda nesta missão é um especialista no tema: Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas de uma das maiores fabricantes de […]

ACONTECE
Vendas de pneus têm queda de 8,1% no primeiro bimestre, aponta balanço da ANIP 

Comercializações de pneus para veículos de carga marcaram o único desempenho positivo do setor no primeiro bimestre.

PANORAMA
Fabricante de pneus e o compromisso com reuso de água

Até 2050, empresa tem a meta ambiciosa de reuso de 100% de toda a água consumida em suas operações.









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus