29 de abril de 2024




NOTÍCIAS - Mercado



12 de abril de 2024

Índice ABCR recua 1,2% em março

Nos últimos doze meses, índice acumula crescimento de 5,2%


O Índice ABCR referente a março de 2024 caiu 1,2% no comparativo com fevereiro, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves demonstrou recuo de 1,2% e o fluxo de veículos pesados caiu 0,4%.

Comparado ao mesmo período de 2023, o índice total avançou 2,4%, determinado pelo crescimento de 4,1% de leves, mais do que compensando a queda de 2,7% de veículos pesados.

Nos últimos doze meses, o índice total acumula crescimento de 5,2%, fruto do aumento de 5,7% de veículos leves e 3,8% de pesados.

“A queda de fluxo de leves em março intensifica a tendência de perda de tração demonstrada nos últimos meses. A perda de dinamismo pode ser explicada por dois fatores principais: por um lado, destacam-se os efeitos do ambiente macroeconômico para o consumo de viagens à passeio, como os sinais iniciais de desaquecimento do mercado de trabalho e o incremento nas pressões inflacionárias para alguns grupos, afetando o orçamento familiar. Além disso, a relativa estabilidade em 2024 deve ser contextualizada. O indicador se encontra em patamar historicamente elevado, apenas 2,3% abaixo de dez/23 (período em que atingiu o máximo da série histórica, iniciada em 1999)”, pontuam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.

“O tráfego de pesados também recuou na comparação dessazonalizada, após modesto crescimento no mês anterior. Considerando um horizonte temporal maior, o segmento capta limitações do baixo desempenho industrial e da menor produção de grãos em 2024. Nos próximos meses, a demanda por fretes logísticos deve captar forças distintas – de um lado, o desaquecimento da demanda por escoamento agrícola e, por outro lado, o crescimento gradual da produção industrial”, finalizam.

No Rio de Janeiro, Índice ABCR recua 1,9% em março

No Rio de Janeiro, o fluxo total demonstrou queda de 1,9% comparado a março, em termos dessazonalizados. O resultado decorreu da queda de 2,5% de veículos leves, mais do que superando o crescimento de 1,8% de pesados.

Na comparação com março de 2023, o índice total registrou queda de 1,8%. O resultado foi determinado pelo recuo disseminado entre as aberturas por tipos de veículos: 1,8% de leves e 1,9% de pesados, mantida a métrica de comparação interanual.

Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 3,9%, fruto do aumento de 4,0% de veículos leves e 3,4% de pesados.

Em São Paulo, Índice ABCR cai 1,3% em março

Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos caiu 1,3% em março, em termos dessazonalizados. O segmento de leves teve redução de 1,5%, enquanto o de pesados apresentou estabilidade (-0,1%).

Em relação ao mesmo período de 2023, o índice total aumentou 2,3%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 3,8%, enquanto o fluxo de pesados reduziu 2,6%.

Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 5,5%, fruto do aumento de 5,9% de veículos leves e 4,1% de pesados.



ACONTECE
Brasil financia mais caminhões no primeiro trimestre

Os resultados de março também ficaram acima na comparação com o mesmo mês do ano passa

PANORAMA
Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

Empresa possui gama de produtos capaz de atender todas as demandas e exigências do mercado

MERCADO
Reforma tributária é encaminhada pelo governo

Entenda cinco pontos essenciais de mudança

NOTíCIAS
Mercado eleva previsão para taxa Selic

Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela segunda vez consecutiva a previsão para a taxa Selic em 2024.









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus