19 de abril de 2024





NOTÍCIAS - Acontece



10 de novembro de 2021

Índice ABCR apresenta retração de 0,3% em outubro

No acumulado do ano, o índice total teve avanço de 9,4%


O índice ABCR referente a outubro de 2021 apresentou retração de 0,3% no comparativo com setembro, considerando os dados dessazonalizados. O fluxo pedagiado de veículos leves apresentou queda de 0,1%. O índice de pesados, por sua vez, avançou 1,0%. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Comparado ao mesmo período de 2020, o índice total recuou 2,2%. O fluxo pedagiado de veículos leves diminuiu 2,2% e o fluxo de pesados, 2,1%.

Nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 6,6%, fruto do aumento de 7,8% dos veículos pesados e de 6,1% dos veículos leves.

“Os resultados de outubro apresentam dados distintos entre as aberturas do índice, o que se deve a fatores econômicos e pontuais, como a normalização da atividade de transporte de carga após a paralisação parcial ocorrida em setembro. O fluxo de leves apresentou relativa estabilidade comparado ao mês passado, de acordo com a métrica dessazonalizada. O contexto sustentável de flexibilização social é um fator positivo para as decisões de viagens; por outro lado, há fatores negativos ligado ao orçamento das famílias como a pressão inflacionária sobre itens essenciais”, afirma Andressa Guerrero, analista da Tendências Consultoria. “Já o fluxo de veículos pesados foi impulsionado pela normalização das atividades, após a ligeira paralisação dos caminhoneiros no mês anterior. A despeito das condições macroeconômicas menos favoráveis à produção e do aumento dos custos dos fretes, o fluxo de veículos pesados se mantém em patamar próximo ao observado em 2020”, conclui.



PANORAMA
Prêmio Renova Pneu 2024 já abriu inscrições

Prêmio é iniciativa promovida pela FRANCAL e PNEUSHOW, com o apoio da  ARESP e ABR

MERCADO
Mercado mantém otimismo com inflação e economia

Cenário projetado pelo mercado financeiro, segundo o boletim Focus, é positivo

NOTíCIAS
Inflação controlada em 2024 viabiliza corte de juros

A avaliação é da CNT e faz parte do Boletim de Conjuntura Econômica de abril, divulgado nesta quarta-feira (17)

ESPECIAL
Finep e Brasil Mais Produtivo farão giro pelo Brasil

O objetivo de promover o engajamento de micro, pequenas e médias empresas industriais na jornada de transformação digital do programa









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus