25 de abril de 2024




NOTÍCIAS - Mercado



21 de abril de 2021

Gás natural pode ser alternativa ainda mais barata!

Resolução do Conselho Nacional de Política Energética possibilitará diminuição do preço


Um dos principais custos de uma reformadora é com energia. Por isso, muitas empresas vêm optando por soluções mais baratas e também sustentáveis. Neste sentido, o gás natural é uma excelente alternativa, e as notícias veiculadas na última semana pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética) podem representar custos ainda mais atraentes.

 

O CNPE apresentou diretrizes para a liberalização do mercado de gás natural e, com isso, tornar o preço do gás mais competitivo no Brasil. A resolução aprovada pelo Conselho estabelece o início formal da agenda do Novo Mercado de Gás. As medidas serão encaminhadas para aprovação da Presidência da República.

 

As propostas buscam intensificar a desverticalização em toda a cadeia de gás natural e, sobretudo, criar as condições para o acesso não só aos gasodutos de transporte, mas a todas as infraestruturas essenciais do setor, como os dutos de escoamento, as unidades de processamento e os terminais de GNL (Gás Natural Liquefeito), proporcionando a abertura do mercado e a promoção da concorrência.

 

O CNPE também recomenda que a Petrobras defina o quanto de capacidade necessita utilizar em cada ponto de entrada e zona de saída do sistema de transporte de gás natural, permitindo, assim, o acesso por novos agentes.

 

A resolução ainda aponta que o governo federal deverá incentivar os estados e o Distrito Federal, por meio de seus programas de transferências de recursos e de ajuste fiscal, e, voluntariamente, modernizar a regulação dos serviços de gás canalizado, de modo a: aperfeiçoar a instituição do consumidor livre; adotar práticas que incentivem a eficiência operacional; promover a efetiva separação entre as atividades de comercialização e de prestação de serviços de rede; e fortalecer as agências reguladoras.

 

Os impactos dessas recomendações serão monitorados com publicação trimestral de relatórios. A governança e as informações necessárias ao monitoramento das medidas serão encaminhadas ao CNPE em até 60 dias.

 

Informações do Ministério de Minas e Energia

 



NOTíCIAS
Mercado eleva previsão para taxa Selic

Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela segunda vez consecutiva a previsão para a taxa Selic em 2024.

PANORAMA
Prêmio Renova Pneu 2024 já abriu inscrições

Prêmio é iniciativa promovida pela FRANCAL e PNEUSHOW, com o apoio da  ARESP e ABR

MERCADO
Mercado mantém otimismo com inflação e economia

Cenário projetado pelo mercado financeiro, segundo o boletim Focus, é positivo

NOTíCIAS
Inflação controlada em 2024 viabiliza corte de juros

A avaliação é da CNT e faz parte do Boletim de Conjuntura Econômica de abril, divulgado nesta quarta-feira (17)









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus