24 de janeiro de 2022





NOTÍCIAS - Mercado



11 de janeiro de 2022

Emplacamentos de caminhões registram alta de 43% em 2021

Segmento apurou o maior volume de vendas dos últimos seis anos e tende se manter em expansão durante 2022


Dentre todos os segmentos do setor automotivo, o de caminhões foi o que registrou o maior crescimento nos licenciamentos em 2021. De acordo com balanço da Fenabrave apresentado na quinta-feira, 6, no ano passado o transportador de carga absorveu 127,3 mil unidades, uma alta de 42,8% sobre o acumulado de 2020, quando somou 89,1 mil emplacamentos. O desempenho resultou no maior volume de vendas desde 2015.

 

Mas ao contrário de seis anos atrás, quando as vendas do segmento iniciavam um ciclo de quedas sucessivas, o mercado deverá se manter comprador em 2022. “O volume de transações se estabilizou em patamar alto”, avalia José Maurício Andreta Júnior, recém-eleito presidente da Fenabrave. “Além disso, há muitas unidades já comercializadas no ano passado que ainda serão entregues nos próximos meses.”

 

Na primeira projeção do ano, a federação que representa a rede de concessionárias estima um crescimento por volta de 7% nas vendas de caminhões, que, se realizado, alcançaria volume acima de 136,6 mil unidades negociadas. As demandas aquecidas do agronegócio, construção, mineração e e-commerce deverão permanecer como as principais alavancas.

 

O dirigente, no entanto, observa que o ambiente segue desafiador. “Situações conjunturais podem afetar as estimativas, considerando que a indústria ainda sofre com a falta de insumos e componentes eletrônicos, que estamos diante de uma economia ainda turbulenta e iniciando um ano de eleições, que costumam criar um cenário de incertezas.”

 

Ônibus – Ao contrário do segmento de caminhões, o de ônibus ainda patina na recuperação. Os emplacamentos encerraram o ano passado em queda de 2,49% com 17,7 mil unidades entregues contra 18,2 mil licenciamentos em 2020, período considerado de muita dificuldade em virtude dos impactos da pandemia no transporte de passageiros.

 

A Fenabrave espera recuperação em 2022, especialmente por mais um período de entregas para o programa Caminho da Escola. Em sua primeira estimativa, os emplacamentos de ônibus deverão crescer 8%, para algo em torno de 19,1 mil unidades.

 

 

FONTE: Redação AutoIndústria



NOTíCIAS
ANTT aprova alteração dos valores da tabela dos pisos mínimos de frete

Resolução foi deliberada na Reunião de Diretoria em 20 de janeiro

MERCADO
Falta ou alto custo de matéria-prima é o principal problema para MPEs

Os dados fazem parte do Panorama da Pequena Indústria, da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

ESPECIAL
Assoban lança nova marca e redes sociais

Objetivo é ter comunicação mais ágil com associados

MERCADO
Mercado de caminhões crescerá em meio muitos desafios

Anfavea aponta vendas de caminhões 9% maiores em 2022









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus