29 de janeiro de 2026





NOTÍCIAS - Mercado



7 de fevereiro de 2022

Emplacamento de veículos apresenta queda em janeiro

De acordo com os dados da FENABRAVE, houve queda com relação ao mês anterior e também em comparação a janeiro do ano passado


Emplacamento de veículos apresenta queda em janeiro, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE). Na comparação com dezembro, a queda foi de 31,64%, já em relação a janeiro de 2021, foram 15,79% a menos de veículos emplacados.

Por outro lado, o segmento de caminhões continua aquecido e seguindo o ritmo de produção da indústria. Segundo a federação, em dezembro de 2021 houve um grande volume de emplacamentos e se comparado ao mês de janeiro resultará na retração de quase 29%. Para o segmento, janeiro de 2022 é o melhor entre os meses de janeiro desde 2014.

“O resultado é conjuntural e acontece, principalmente, em função dos baixos estoques das Concessionárias, em dezembro, da persistente falta de produtos ainda provocada pela escassez de insumos e componentes e, também, devido à sazonalidade do período. Além desses fatores, a alta nas taxas de juros restringiu a aprovação de crédito para financiamentos e, também, tivemos queda na renda do consumidor, pelo aumento da inflação, em que pese tenhamos tido melhora dos níveis de emprego no país. Avaliando a sazonalidade, lembro que, em janeiro, a renda familiar fica mais comprometida, em função dos impostos e gastos com matrículas e materiais escolares, por exemplo, o que acaba afetando a decisão de compra do consumidor”, explica José Maurício Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE.

 

FONTE: Frota e CIA.



ESPECIAL
ABR prestigia os 90 anos do SETCESP

Presidente Margareth Buzetti participou da solenidade e discursou durante o evento

ACONTECE
Prazo para aderir ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Pedido é online e vale para MEI, micro e pequenas empresas

NOTíCIAS
Faturamento da indústria sobe, mas emprego cai pelo terceiro mês

Juros reduzem ritmo do setor e afetam mercado de trabalho, aponta CNI

ACONTECE
Venda total de pneus produzidos no país recua 5,8% em 2025

Dados são da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Resultado negativo foi fruto de importações da Ásia









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus