13 de julho de 2025




NOTÍCIAS - Acontece



23 de junho de 2025

Confiança dos transportadores está em baixa

Pesquisa revela pessimismo crescente entre empresários do setor, com destaque para a preocupação com juros altos, carga tributária e falta de previsibilidade


A CNT (Confederação Nacional do Transporte) divulgou os resultados mais recentes do Índice CNT de Confiança do Transportador Rodoviário de Cargas, que avalia a percepção dos empresários do setor quanto à situação atual da economia e dos seus negócios e às expectativas para os próximos seis meses. Consolidada como ferramenta estratégica, a pesquisa subsidia estudos técnicos e ações de representação da Entidade, além de apoiar a tomada de decisão dos transportadores, fornecedores e clientes do segmento.

Rio Grande do Sul

No segundo trimestre de 2025, o índice de confiança dos transportadores rodoviários gaúchos alcançou 41,4%, registrando queda de 6,5 pontos percentuais em relação ao quarto trimestre de 2024. O indicador de condições atuais caiu para 32,3%, uma retração de 6,9 pontos frente ao último trimestre de 2024.

A sondagem, realizada em parceria com a Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul), ouviu 143 empresários de todos os portes. Entre os principais fatores apontados para o pessimismo, estão a elevada taxa de juros, a carga tributária excessiva e a ausência de políticas públicas específicas para o setor.

Apesar do cenário desfavorável, os empresários demonstraram otimismo em relação à gestão interna de seus negócios, destacando investimentos em planejamento, eficiência operacional e ações para mitigar riscos.

Confira a íntegra do estudo clicando aqui.

São Paulo

Em São Paulo, a quarta edição da sondagem mostra que a confiança também recuou. O índice geral passou de 51,9% no segundo trimestre de 2024 para 51,1% no quarto trimestre de 2024 e para 45,9% no segundo trimestre de 2025. A queda mais acentuada ocorreu na percepção das condições atuais, que caiu 9,1 pontos entre o último trimestre de 2024 e o segundo de 2025, chegando a 37,2%.

O índice de expectativas para os próximos seis meses ficou em 50,2%, com recuos tanto em relação ao quarto trimestre de 2024 (53,5%) quanto ao mesmo período do ano passado (56,9%).

Realizada com o apoio da Fetcesp (Federação das Empresas do Transporte de Cargas de São Paulo), a pesquisa ouviu 255 empresários entre 20 de maio e 6 de junho. Entre os fatores que explicam o pessimismo, estão a dificuldade de acesso a crédito, a retração no consumo, o aumento dos impostos e o crescimento das despesas públicas.

Confira a íntegra do estudo clicando aqui.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro participou, pela primeira vez, da sondagem, com 158 empresários consultados com o apoio da Fetranscarga (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro). O índice geral de confiança foi de 48,6%, refletindo desconfiança em relação ao ambiente econômico.

O indicador de condições atuais ficou em 41,8%. Entre os fatores que influenciaram essa percepção, estão a inflação persistente, os juros elevados, o aumento de tributos e a insegurança nas estradas e áreas urbanas.

Já o índice de expectativas chegou a 51,9%. Apesar dos desafios, os empresários indicaram melhorias internas com foco em tecnologia, eficiência operacional e qualificação de equipes.

Confira a íntegra do estudo clicando aqui.

*As opiniões expressas nessas publicações são de responsabilidade dos empresários do transporte e não refletem, necessariamente, o posicionamento da Confederação Nacional do Transporte.



PANORAMA
Nego Renovadora de Pneus passa a integrar rede de autorizadas Marangoni

Empresa investiu R$ 1,6 milhão na expansão, ampliação e modernização da fábrica e do maquinário.

ESPECIAL
Tensões comerciais entre Brasil e EUA

Riscos e oportunidades para o setor de reforma de pneus

NOTíCIAS
Índice ABCR cai 0,2% em junho

Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 2,7%

PANORAMA
Vipal lança tecnologia V® SUPER HYBRID e eleva o desempenho dos pneus em terrenos mistos 

Novo composto chegou a alcançar rendimento quilométrico 140% superior à média habitual da frota, em testes feitos em condições reais de uso 









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus