29 de maro de 2024




NOTÍCIAS - Dicas



21 de abril de 2021

Etiqueta digital – você tem usado o WhatsApp de forma correta para o trabalho?

Como transformar o WhatsApp em uma ferramenta útil no trabalho, sem quebrar as regras da etiqueta digital.


Por permitir a comunicação rápida e o envio de fotos e vídeo em tempo real, o WhatsApp vem se tornando, a cada dia, uma importante ferramenta de trabalho nas empresas. Segundo um levantamento feito pelo grupo Regus com 44 mil executivos em vários países, o WhatsApp é adotado por 95% dos profissionais, seguido pelo Skype e Facebook Messenger. Mas o uso da ferramenta deve vir acompanhado de alguns cuidados básicos, para que ela se torne uma aliada e não uma inimiga.

 

É o que explica Héber Salles, profissional pós-graduado em mídias sociais e diretor executivo da Nuve, agência digital. “Vejo o WhatsApp como uma ferramenta muito interessante para aproximar a equipe e compartilhar informações, mas há de se ter cuidado. Ela deve ser usada com bom senso e não substitui outras ferramentas como o e-mail e o telefone”, revela.

 

Para ele, o WhatsApp pode ser utilizado como um bom meio para um primeiro contato. “Você precisa falar com uma pessoa e não sabe se ela está disponível naquele momento. Então, uma mensagem pode ser uma boa forma de saber se a pessoa pode atendê-lo ao telefone sem que você a interrompa”, exemplifica.

 

Entretanto, a ferramenta possui algumas limitações que restringem  seu uso. “O WhatsApp não deve ser utilizado para formalizar questões. Para isso, o e-mail ainda é o meio mais indicado”, explica Héber.

 

Ansiedade e desatenção

 

Em um mundo onde somos diariamente bombardeados por informações, o WhatsApp traz outro risco: o do uso desmedido, atrapalhando o gerenciamento de tempo, causando desatenção e aumentando a ansiedade. Aqueles dois “cheks” azuis que revelam que a pessoa já leu a sua mensagem não são a senha para determinar que ela tenha de responder no mesmo segundo. “As pessoas têm que controlar a ansiedade que essas ferramentas podem causar. Muitas vezes, o outro pode ter lido a sua mensagem, mas precisa de algum tempo para responder. Mandar mensagens seguidas é deselegante e causa estresse”, analisa o especialista.

 

Além disso, ficar em reunião checando a todo instante as mensagens do WhatsApp acaba sendo um desrespeito para com os outros participantes.

Já a criação de Grupos de Trabalho no WhatsApp  é encorajada por Héber que acredita que, desse modo, as informações podem ser compartilhadas por todos de forma rápida. “O grupo pode abreviar distâncias e ajudar na rápida tomada de decisões. O recurso de foto e vídeo também pode ser bem utilizado”, finaliza.

 

 

Faça um bom uso da ferramenta

Confira algumas dicas sobre o  que se deve fazer e o que  evitar no uso do WhatsApp:

 

  • Assim como você não ligaria para ninguém às 6 ou às 23 horas, o mesmo pensamento deve seguir para o aplicativo. Mensagens de trabalho fora do horário comercial só em casos extremos.
  • Grupos de trabalho são para tratar de temas de trabalho. Uma mensagem descontraída, uma vez ou outra, tudo bem, mas isto não pode se tornar hábito.
  • Tenha paciência ao esperar a resposta de seu interlocutor. Nem sempre ele está disponível para uma resposta imediata.

 

Por ser uma ferramenta gratuita, o aplicativo pode ser um bom aliado na redução de custos. Antes de realizar uma ligação, avalie se o tema tratado pode ser discutido por WhatsApp.



MERCADO
Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Setor de Serviços lidera com 193.127 novos postos de trabalho.

ESPECIAL
Vamos desmascarar os mitos sobre pneus?

Na segunda, 1º de abril, é Dia da Mentira e nada melhor do que aproveitar a oportunidade para desmascarar alguns mitos e mentiras que sempre te contaram sobre os pneus. E que nos ajuda nesta missão é um especialista no tema: Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas de uma das maiores fabricantes de […]

ACONTECE
Vendas de pneus têm queda de 8,1% no primeiro bimestre, aponta balanço da ANIP 

Comercializações de pneus para veículos de carga marcaram o único desempenho positivo do setor no primeiro bimestre.

PANORAMA
Fabricante de pneus e o compromisso com reuso de água

Até 2050, empresa tem a meta ambiciosa de reuso de 100% de toda a água consumida em suas operações.









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus