07 de dezembro de 2025




NOTÍCIAS - Mercado



22 de novembro de 2022

Com leve alta, vendas totais de pneus sobem 3,7%, revela ANIP

Dados setoriais também mostram avanço de 4,6% nas vendas para montadoras e de 3,4% para o mercado de reposição. Vendas de pneus de carga registram queda de 5,1%.


As vendas totais de pneus registraram uma leve alta de 3,7% em outubro ante setembro. É o que aponta levantamento setorial realizado pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). O avanço registrado no décimo mês deste ano é reflexo direto da alta de 4,6% nas vendas para montadoras e de 3,4% para o mercado de reposição. Os dados fazem parte de estudo realizado mensalmente pela ANIP, representante da indústria de pneus e câmaras de ar instalada no Brasil.

 

Segundo a associação, a maior retração do mês ficou para o segmento de carga, com 5,1% de queda nas vendas totais e 8,4% de recuo nas vendas para o mercado de reposição. A queda em parte é atribuída à concorrência desleal dos pneus importados, que tiveram alíquota de importação zerada pelo Governo Federal, em janeiro de 2021.

 

De acordo com o presidente executivo da ANIP, Klaus Curt Müller, essa leve alta não reflete o resultado geral do ano, que deve encerrar com crescimento próximo de zero. “A importação de pneus de carga continua afetando o resultado da indústria nacional. É uma competição desleal e que pode trazer mais impactos no ano que vem caso o governo não reveja a alíquota zero de imposto de importação”, diz.

 

O relatório da ANIP aponta que o setor teve um crescimento de apenas 0,3% no acumulado nas vendas totais quando comparado com o mesmo período de 2021. Essa pequena variação é justificada por conta das vendas totais para as montadoras, que seguem em trajetória de recuperação.

 

 

Para ter acesso completo ao boletim da ANIP, CLIQUE AQUI.



ESPECIAL
Dezembro Vermelho

Prevenção, diagnóstico e cuidado contínuo no combate ao HIV/Aids

MERCADO
PIB: 3º tri mostra desaceleração da indústria e acende alerta

Crescimento acumulado em um ano recuou de 3% para 1,8%. Juros, demanda enfraquecida e importações complicam cenário

ESPECIAL
Novo Marco Legal do Transporte Público

Plano deve corrigir distorções históricas e inaugurar uma nova fase de estabilidade regulatória para o setor

ACONTECE
Mercado reduz previsão da inflação para 4,43% este ano

Estimativa para o PIB é 2,16% em 2025









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus