13 de dezembro de 2025




NOTÍCIAS - Notícias



16 de maio de 2025

CEI tem alta em maio, mas empresários da indústria seguem pessimistas

Avaliação dos industriais sobre condições atuais e expectativas melhoraram, sobretudo em relação à atividade econômica


CEI registra leve alta em maio, mas empresários da indústria seguem pessimistas, aponta CNI

linha divisória de 50 pontos, demonstrando que a indústria segue pessimista, cenário que se repete há cinco meses. Os dados foram divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quinta-feira (15).

Para o gerente de Análise Econômica da CNI, o resultado é positivo, mas exige cautela.

“É cedo para dizer se esse aumento vai se repetir nos próximos meses, especialmente a ponto de reverter esse cenário de falta de confiança do empresário”, avalia. 

A falta de confiança impacta as decisões de negócio nas empresas. “Essa persistência da falta de confiança se traduz em adiamento de decisões de produção, de emprego e de investimento, uma vez que o empresário tende a ser mais cauteloso”, analisa o economista.

De acordo com o levantamento, os dois componentes do ICEI melhoraram em maio. O índice de condições atuais cresceu 1,3 ponto, passando de 42,7 pontos para 44 pontos. Isso significa que a avaliação dos empresários sobre o momento das empresas e da economia é de piora na comparação com o que era há seis meses, embora seja menos negativa do que em abril. Dessa vez, a percepção sobre a economia brasileira foi o componente que mais influenciou a alta do indicador.

Já o índice de expectativas, que compara o presente com seis meses à frente, avançou 0,6 ponto, para 51,3 pontos. A alta representa melhores perspectivas dos empresários, explicadas, em maio, em especial com relação à economia do país.

Mais sobre o ICEI

O ICEI é uma pesquisa mensal da CNI que mede a confiança dos empresários da indústria. Para esta edição, foram consultadas 1.175 empresas: 443 de pequeno porte; 451 de médio porte; e 281 de grande porte, entre os dias 5 e 9 de maio de 2025.

 



ESPECIAL
Manutenção da Selic em 15% ignora sinais da economia, critica CNI

Desaceleração da economia, queda da inflação e perda de ritmo do mercado de trabalho seriam motivos suficientes para mudança nos rumos da política monetária

NOTíCIAS
CCJ do Senado aprova fim da escala 6×1 e prevê jornada de 36h semanais

PEC sobre tema foi incluído como “extra-pauta” na sessão da Comissão

NOTíCIAS
Faturamento industrial cai 2,7% em outubro, diz CNI

Saldo positivo acumulado no ano em relação a 2024 passou de 4,6%, em julho, para 1,2%, em outubro.









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus