18 de outubro de 2025





NOTÍCIAS - Acontece



20 de abril de 2023

Campanha Abril Verde incentiva a segurança nas empresas de transportes

Executivo ressalta a importância de ações que estimulem os colaboradores a adotarem práticas mais responsáveis


A atenção voltada à segurança no trabalho dentro das empresas vem sendo intensificada especialmente por ações que agregam o viés de conscientização, como o realizado no Abril Verde. O objetivo da campanha é sensibilizar empresários, trabalhadores, sindicatos e governo sobre a necessidade de se investir em políticas e em práticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e saudável.

Pensando nisso, muitos segmentos compreendem que suas atividades diárias podem envolver riscos, como é o caso do transporte rodoviário de cargas. O setor necessita de um acompanhamento clínico de ações e atividades com motoristas e colaboradores de modo a diminuir o número de acidentes envolvendo o manuseio de cargas.

O Brasil é um dos países que mais sofrem com acidentes de trânsito. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são cerca de 1,3 milhões de mortes por ano no mundo todo e, desse total, 25% são decorrentes de acidentes envolvendo veículos pesados, como caminhões e ônibus.

Contudo, todas essas práticas podem ser evitadas por meio de ações que incentivem os colaboradores. Para José Alberto Panzan, diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de Campinas e Região (SINDICAMP), o setor já está mais engajado nessa temática: “Vejo que as empresas do transporte rodoviário de cargas (TRC) estão ainda mais comprometidas com a segurança de suas equipes e de seus ativos. Planejar, orientar, capacitar, medir, fiscalizar e cobrar atitudes de boa conduta é a melhor resposta para uma operação mais segura”.

Com isso, é possível promover diversas ações e eventos internos nas empresas de transporte com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a importância de investir em treinamentos e tecnologias, bem como aderir às regulamentações de segurança e fortalecer a cultura organizacional da companhia.

Segundo José Alberto, na Anacirema Transportes há atividades e campanhas projetadas para a proteção dentro e fora da transportadora: “Trabalhamos na conscientização e na capacitação dos nossos colaboradores constantemente, enfatizando a necessidade de exercermos nossas atividades de maneira preventiva e responsável. No ano passado, por exemplo, tivemos a campanha ‘Acidente Zero’, feita em parceria com a Pamcary, nossa corretora de seguros. Proporcionamos treinamentos e um bate-papo on-line com todos os motoristas, abordando temas e cases relativos à prevenção de acidentes e à direção segura”.

As entidades de classe contam, ainda, com o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), que auxilia as empresas do segmento com capacitação profissional por meio de treinamentos, de cursos de orientação e de atendimento e avaliação psicológica.

De acordo com José Alberto, “nosso maior capital no TRC é, sem dúvida, o capital humano. O grande diferencial são as pessoas. Temos que fornecer equipamentos seguros e com tecnologias que ajudem a prevenir acidentes, mas também temos que cuidar dos nossos colaboradores para que, além de capacitados, estejam bem de saúde física e mental e para que possam dar o melhor de si”, finaliza o executivo.



MERCADO
CNI mantém projeção de crescimento do PIB em 2,3%

Mas diminui alta da indústria para 1,6%

ESPECIAL
Entidades discutem descarbonização do transporte no 10º Fórum CNT de Debates

Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, é destaque em encontro que discutirá, no dia 23 de outubro, políticas públicas, financiamento verde e soluções tecnológicas

NOTíCIAS
Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em agosto

Em 12 meses, indicador é positivo em 3,2%

MERCADO
Confiança da indústria sobe, mas ainda está na linha do pessimismo

Apesar do avanço, o resultado ainda permanece abaixo da linha de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus