18 de maio de 2024





NOTÍCIAS - Especial



17 de agosto de 2023

Cambagem: veja a importância de fazer ajustes

Esse ângulo é fundamental para conferir um desgaste uniforme dos pneus


O alinhamento de direção é fundamental para o veículo, o que todo mundo já sabe. Contudo, ainda há um mito sobre o câmber ou cambagem, que também é necessário para que o carro tenha uma boa dirigibilidade e fique mais seguro, além de ter um desgaste uniforme dos pneus.

O ângulo de cambagem, que estiver fora da especificação do fabricante do veículo, pode causar um desgaste irregular dos pneus, problemas de aderência e estabilidade em curvas. Também afeta a eficiência do sistema de suspensão e deixa o carro mais “beberão”.

“Uma cambagem adequada, dentro das medidas estipuladas pelo fabricante, é fundamental para garantir a segurança, a estabilidade, o desgaste uniforme dos pneus, a aderência em curvas e a eficiência no consumo do combustível. É recomendado realizar verificações regulares do alinhamento das rodas, medir todos os ângulos, incluindo o de cambagem e se necessário ajustar conforme as especificações do fabricante, para maximizar o desempenho do veículo e prolongar a vida útil dos pneus”, diz Rodrigo Emiliano Castilho, Coordenador de Serviços de Linha Pesada da DPaschoal.

Já o carro, que tem a inclinação das rodas dentro do especificado pela montadora tem uma melhor aderência e controle em curvas, evitando derrapagens e perda de controle, especialmente em condições com pista molhada.

Por isso, uma cambagem adequada influi diretamente no comportamento da direção e na dirigibilidade do veículo, que ganha em resposta mais precisa, conferindo uma condução mais confortável e segura.

Procedimento

 Ao longo do serviço de alinhamento, é indicado medir todos os ângulos da suspensão. Por exemplo, em um eixo dianteiro de caminhão há sete ângulos que devem ser analisados, sendo os principais: convergência ou divergência, cáster e câmber. O desalinhamento pode acontecer por causa de impactos bruscos em buracos e guias, o que também desgasta os componentes da suspensão.

Atualmente, existem dois tipos de alinhamentos, sendo um computadorizado e outro a laser, que utiliza canhões de laser nas rodas para mostrar o ângulo correto da cambagem. Os ajustes devem seguir os ângulos especificados pelo fabricante, quando estiver fora do recomendado é preciso realizar a correção imediata.

Em relação à economia de combustível, a cambagem proporciona menos resistência ao rolamento, fazendo que o motor se esforce menos para mover o carro.

O alinhamento das rodas, incluindo a cambagem, faz parte da manutenção preventiva e deve ser verificado a cada seis meses ou a cada 10 mil ou 15 mil quilômetros. Em caso de colisões, impactos fortes ou pneus irregulares o alinhamento e a cambagem devem ser feitos de imediato.

 

Fonte: O Mecânico



PANORAMA
NSA Pneutec realiza evento para premiar clientes sustentáveis

Premiação visa dar visibilidade para a importância do segmento de reforma para o meio ambiente

ESPECIAL
PRF alerta motoristas sobre cuidados nas estradas gaúchas

Por conta das fortes chuvas, várias rodovias gaúchas estão sofrendo diversas avarias e algumas tendo danos irreversíveis.

NOTíCIAS
Indústria e sindicatos agem contra a concorrência de pneus importados

Os líderes solicitaram medidas protetivas imediatas para garantir a competitividade do setor frente aos pneus importados.

ACONTECE
Economia brasileira cresce 1,08% no 1º trimestre, diz prévia do PIB

Os analistas do mercado financeiro apostam em crescimento de 2,09% no PIB do Brasil em 2024.









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus