16 de abril de 2024





NOTÍCIAS - Especial



24 de junho de 2021

Avanço da vacinação favorece conjuntura e cenário econômico brasileiro

Perspectiva de recuperação da economia é citada pelo ex-ministro Nelson Barbosa em palestra realizada pela CNT


A economia, tanto no mundo quanto no Brasil, está surpreendendo as expectativas no começo de 2021 com um comportamento melhor do que o esperado quando começaram os impactos da pandemia do novo coronavírus. Só que o panorama positivo requer cautela por conta do risco de aumento da inflação e das incertezas em relação aos desdobramentos econômicos, políticos e sanitários até 2022.

 

A avaliação é do economista Nelson Barbosa, professor da UnB e ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, feita durante a apresentação “Perspectivas macroeconômicas e do investimento público em infraestrutura”, realizada nessa quarta-feira, 16, a convite da Confederação Nacional do Transporte (CNT) para empresários do setor.

 

Ao falar sobre a conjuntura e o cenário econômico global, Barbosa pontuou que o avanço da vacinação tem sido a principal contribuição para a melhora do quadro econômico e, consequentemente, o menor grau de restrição de mobilidade. “A vacinação é muito mais uma questão de logística hoje: fazer a vacina chegar e convencer as pessoas a se vacinarem”, ressaltou.

 

Para Barbosa, o Brasil vai precisar ter mais atenção em acompanhar a retomada mundial, fazendo uma gestão da recuperação da demanda e da geração de empregos, sem que isso comprometa em demasia o comportamento da inflação. “Só auxílio emergencial não resolve. O que gera produção é emprego. É preciso ter um planejamento para isso”, destacou.

 

Nesse âmbito, Barbosa apontou o papel dos investimentos públicos e privados em infraestrutura, principalmente em novos projetos (greenfield) que têm maior potencial de criar um volume mais expressivo de postos de trabalho e ativar o crescimento da construção civil. Outro fator que merecem cautela é a ameaça de crise de energia elétrica, com o período de seca que se aproxima, o que pode, se confirmada, frear a retomada econômica.

 

Segundo o economista, o “dever de casa agora” é chegar a um consenso para enfrentar as questões que estão postas, principalmente em relação a reformas tributária e administrativa bem-feitas. “Na tributária, os empresários do setor do transporte, pequeno ou grande, deve acompanhar a discussão da alíquota, pois sofrerão o impacto de sua alteração; e na (reforma) administrativa, apontar onde os serviços públicos não estão atendendo ao transporte de forma adequada e por quê. Se o país demorar muito para sair da recessão, o efeito permanente será maior. A crise de 2008 deixou isso claro”, concluiu

 

 

Fonte – Agência CNT Transporte Atual



ESPECIAL
Produção de caminhões cresce quase 20%

Na comparação com março de 2023, no entanto, houve redução na produção, de 8,9%

MERCADO
Índice ABCR recua 1,2% em março

Nos últimos doze meses, índice acumula crescimento de 5,2%

NOTíCIAS
Emplacamentos de veículos fecham trimestre em alta

Segmento de caminhões recupera parte dos resultados ruins do começo do ano

ACONTECE
Empresas Paulistas têm programa para pagar dívida com estado

O Acordo Paulista vai até 30 de abril e oferece parcelamento em até 145 vezes









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus