Na ocasião, Eduardo Acosta, presidente ARNEC, enfatizou a importância de reutilizar pneus para evitar a geração desnecessária de ELTs. “Existem muitos exemplos bem-sucedidos na mineração de pneus grandes OTR, que são reformados duas, três ou mais vezes. O desafio agora é expandir essa boa prática para os prestadores de serviços de transporte fora das operações de mineração, incluindo caminhões e ônibus”, afirmou.
Durante sua participação no painel “Recauchutagem e valorização: até onde avançamos?”, Acosta apresentou um estudo desenvolvido em parceria com a Câmara Nacional da Indústria de Pneus do Chile (CINC). Ele destacou a reforma de pneus como uma solução sustentável e circular, que não apenas reduz as emissões de CO2 em mais de 70% em comparação com pneus novos, mas também se mostra segura e economicamente viável. “No Chile, existem plantas de reforma de pneus que operam com padrões de classe mundial. O mito de que a reforma de pneus é uma opção de menor qualidade está desatualizado. A Norma Padrão Chilena N°3374:2015 é um exemplo de como nossa indústria evoluiu tecnologicamente nos últimos anos, proporcionando segurança e qualidade aos clientes”, explicou.
Representando 65% do mercado de reforma de pneus, Acosta ainda demonstrou o impacto positivo dessa prática. Utilizando o exemplo de uma frota de 500 caminhões padrão 6×4, cada um com 22 pneus e que reforma cada pneu uma vez, ele revelou uma redução de 40% nas emissões de CO2 e de 50% na geração de ELTs por ano, além de promover um aumento de 12,37% na geração de empregos locais. “Para cumprir a Lei EPR, é essencial promover a redução do consumo e o reaproveitamento de pneus, cujos benefícios são evidentes nas três áreas do ESG: impactos econômicos, sociais e ambientais”, ressaltou.
Ao final, Acosta fez um convite às empresas de mineração da região: “De forma inédita em nível global, estamos trabalhando em parceria com produtores e importadores, juntamente com a Câmara Nacional da Indústria de Pneus do Chile (CINC), com um único objetivo: promover o uso de pneus reformados em todas as frotas de ônibus e caminhões de serviço da indústria de mineração.”