5 de agosto de 2025
O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Para além das campanhas de prevenção e da aplicação rigorosa das leis, este é um momento de mobilização por respeito, igualdade e dignidade, em casa, nas ruas e também nos ambientes de trabalho.
A ABR, enquanto entidade representativa de um setor historicamente masculino, acredita que o respeito à mulher e a promoção de ambientes seguros e acolhedores são valores inegociáveis. Em cada reformadora, em cada empresa, é possível fazer a diferença — seja criando espaços de escuta, promovendo lideranças femininas ou simplesmente garantindo que todas tenham voz e vez.
Margareth Buzetti, senadora da República e também presidente da ABR, é uma das vozes ativas no Congresso Nacional na defesa dos direitos das mulheres. Recentemente, ela cobrou a devida aplicação da Lei do Feminicídio (Lei 13.104/2015) em pronunciamento no plenário, apontando que a legislação já existe, mas a sua eficácia depende de ações concretas e estruturadas por parte do poder público e da sociedade civil organizada.
“A gente vê muitas mortes de mulheres e poucos homens condenados por feminicídio. A lei existe. O que falta é a sua devida aplicação”, afirmou a senadora no início de julho.
A fala de Margareth reforça uma realidade dolorosa: o Brasil segue entre os países com maiores índices de violência contra a mulher. Por isso, é fundamental que lideranças políticas, empresariais e comunitárias se unam para transformar esse cenário.
A ABR reconhece que o combate à violência de gênero começa pelo reconhecimento de que esse problema é coletivo, e não apenas individual. Por isso, apoia campanhas como o Agosto Lilás e convida suas associadas, empresários e colaboradores a refletirem sobre o papel de cada um na construção de uma cultura de respeito, escuta e acolhimento.
Promover a equidade de gênero, abrir espaço para mais mulheres em cargos de liderança e criar canais seguros de denúncia são exemplos de atitudes que empresas de todos os tamanhos podem adotar.
Agosto Lilás é um lembrete: não basta não ser conivente. É preciso ser agente ativo na transformação.
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