25 de abril de 2024




NOTÍCIAS - Mercado



21 de abril de 2021

ABR participa de Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

Encontro é importante ponto de discussão para políticas públicas voltadas às pequenas e médias empresas.


O Fórum Permanente é o espaço de interlocução entre o Governo Federal, as instituições nacionais de apoio e representatividade das Micro e Pequenas Empresas e os Fóruns Regionais das 27 Unidades da Federação. Tem por finalidade orientar e assessorar a formulação e coordenação da política nacional de desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, bem como acompanhar e avaliar a implementação.

 

O FPMPE é presidido pelo Secretário da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – SEMPE/MDIC, e conta com o apoio administrativo, operacional e logístico da Secretaria Técnica, coordenada pelo Diretor do Departamento de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – DAMPE/SEMPE/MDIC.

 

Seu objetivo é divulgar e promover o fortalecimento das micro e pequenas empresas brasileiras. Como espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo federal e as entidades de apoio e representação nacional, o Fórum Permanente é responsável por tratar dos aspectos não tributários da LC nº 123/06, excetuando-se a competência legal do Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (CGSIM), também vinculado à SMPE/PR.

 

Atribuições do Fórum Permanente

 

O Fórum Permanente, sob a presidência e coordenação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, tem como atribuição promover discussões com o objetivo de encaminhar à SMPE/PR propostas que visam garantir o tratamento favorecido e diferenciado a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, especialmente quanto:

 

  • à criação e alteração de leis, regulamentos, procedimentos, sistemas de informação, portais e canais de comunicação da administração pública direta e indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;
  • aos ajustes e aperfeiçoamentos de ações e projetos, governamentais e não governamentais, para harmonizar e potencializar resultados;
  • à articulação e à integração entre instituições, órgãos do governo federal e entidades de apoio e representação nacional que atuem diretamente no segmento das microempresas e empresas de pequeno porte; e
  • à implantação e ao desenvolvimento de fóruns regionais das microempresas e empresas de pequeno porte nas unidades da federação e a sua integração com o Fórum Permanente.

 

Na última reunião, realizada no dia 26 de fevereiro, da qual o presidente da ABR Roberto de Oliveira participou, via teleconferência, representando a Associação, foi tratado o tema “Novo Marco Legal de Recuperação Judicial das MPEs”. “Para a ABR é fundamental estar presente neste fórum, já que grande parte do nosso setor é formada por empresas de micro e pequeno porte. Daí nossa necessidade de acompanhar e participar da criação das políticas públicas para este segmento empresarial”, finalizou.



PANORAMA
Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

Empresa possui gama de produtos capaz de atender todas as demandas e exigências do mercado

MERCADO
Reforma tributária é encaminhada pelo governo

Entenda cinco pontos essenciais de mudança

NOTíCIAS
Mercado eleva previsão para taxa Selic

Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela segunda vez consecutiva a previsão para a taxa Selic em 2024.

PANORAMA
Prêmio Renova Pneu 2024 já abriu inscrições

Prêmio é iniciativa promovida pela FRANCAL e PNEUSHOW, com o apoio da  ARESP e ABR









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus