29 de maro de 2024




NOTÍCIAS - Mercado



18 de junho de 2021

A Importância dos programas de trainee

Aumento da produtividade, melhora do clima organizacional e vantagem competitiva do mercado são alguns fatores que podem ser adquiridos com treinamentos apropriados


Os programas trainees, instaurados nas maiores empresas do Brasil, visam abrir portas e aperfeiçoar novos profissionais que buscam o máximo de oportunidades de emprego no mercado. Por meio de treinamentos teóricos e práticos que ampliam a capacitação profissional e pessoal do candidato é possível desenvolver ocupações em posições estratégicas no futuro das organizações, gerando cada vez mais resultados.

 

Além disso, o mercado está ainda mais concorrido, e se tornam necessários diferenciais para se destacar. Um levantamento realizado com 94 empresas no Brasil indica um aumento de 78% de contratações de estagiários, trainees e recém-formados de julho a setembro de 2020 em comparação ao total de contratações nas mesmas posições em todo o segundo semestre de 2019. Esse aumento representa 1.467 posições a mais.

 

As vantagens de se possuir um programa trainee justificam o investimento. O aumento da produtividade, a melhora do clima organizacional, a vantagem competitiva do mercado e a credibilidade aos clientes são alguns fatores que podem ser adquiridos com treinamentos apropriados. Isso também se adequa ao setor de transporte rodoviário de cargas (TRC).

 

Aplicar treinamentos aos motoristas é um dos maiores investimentos que uma transportadora pode fazer, afinal são eles que transportam e entregam a carga, fazendo com que o negócio se desenvolva. Um motorista de caminhão treinado terá o domínio de diversas informações que servirão para prevenir possíveis situações indesejadas e para favorecer a produtividade da empresa, aumentando a eficiência no transporte de cargas.

 

Assim é feito no Grupo Scapini, uma renomada rede de transporte de cargas situada em Lajeado, RS, atuante há mais de 40 anos no mercado. Com suas 29 unidades espalhadas pelo país e 3 filiais internacionais, a transportadora desempenha

diariamente as prestações de serviços nas operações de transporte e logística com foco na qualidade e nos resultados.

 

Para isso, é adotado o programa trainee aos motoristas da companhia, coordenado por instrutores e monitores que possuem especializações em diversas áreas como aplicação de embreagens, direção defensiva, gerenciamento de pneus para frota, transporte de produtos perigosos, condução econômica, gestão de oficina, gestão de equipes e argumentação de peças.

Sandra Fagundes, psicóloga organizacional do Grupo Scapini, explica: “Pelo programa trainee contratamos profissionais já habilitados que buscam uma oportunidade de dirigir uma carreta pela primeira vez. Eles permanecem durante uma semana em treinamento teórico e prático, além de processos psicológicos, e passam por todas as áreas da companhia. Depois, praticam por 10 mil km junto com um monitor”.

Todo o processo é pensado unicamente no bem-estar e na melhor qualidade de ensino para o profissional, visando proporcionar uma ótima experiência e uma tranquila e segura entrada ao time do Grupo Scapini. Isso amplia o número de colaboradores na área de transporte de carga e logística e aumenta o quadro de funcionários da instituição para que, juntos, possam concluir os serviços com excelência. Além de formar motoristas, o programa busca formar melhores pessoas.

 

“Para nós é muito bom. Podemos dar oportunidade para aqueles que, muitas vezes, veem suas portas fechadas no mercado pela falta de experiência. Conseguimos ir lá na raiz de cada um e moldar de acordo com a empresa, trabalhando desde o início o melhor treinamento para cada um. Hoje, nosso quadro de motoristas é formado por cerca de 50% a 60% de profissionais que vieram do programa trainee”, finaliza Sandra.

Segundo a psicóloga organizacional, o treinamento conta com cinco monitores. Um deles é o Itamar do Prado Curvelo, motorista monitor, que, no início de sua carreira no Grupo Scapini, participou do programa trainee para se qualificar e hoje faz parte da equipe de instrutores que aplica esta capacitação: “Em 2013 eu já estava com a minha CNH-E e precisava de uma oportunidade. Procurei em algumas empresas, e a que deu certo, graças ao programa trainee, foi a Scapini. A empresa dá a chance para quem tem essa CNH, mesmo sem experiência, começar a ser um motorista carreteiro. Me deram todo o apoio e assistência em todos os processos até a efetivação”.



MERCADO
Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Setor de Serviços lidera com 193.127 novos postos de trabalho.

ESPECIAL
Vamos desmascarar os mitos sobre pneus?

Na segunda, 1º de abril, é Dia da Mentira e nada melhor do que aproveitar a oportunidade para desmascarar alguns mitos e mentiras que sempre te contaram sobre os pneus. E que nos ajuda nesta missão é um especialista no tema: Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas de uma das maiores fabricantes de […]

ACONTECE
Vendas de pneus têm queda de 8,1% no primeiro bimestre, aponta balanço da ANIP 

Comercializações de pneus para veículos de carga marcaram o único desempenho positivo do setor no primeiro bimestre.

PANORAMA
Fabricante de pneus e o compromisso com reuso de água

Até 2050, empresa tem a meta ambiciosa de reuso de 100% de toda a água consumida em suas operações.









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus