06 de maio de 2024




NOTÍCIAS - Especial



21 de abril de 2021

Inovação é a chave para a sobrevivência

Em um mundo em constante mudança, buscar continuamente a inovação é fator determinante para o sucesso de empresas e pessoas.


Você já imaginou como seria um pneu que se adaptasse sozinho às condições da pista? Ou um sistema que permitisse que eliminássemos totalmente as filas dos supermercados? Por mais que a humanidade caminhe, e ela vem caminhando a passos cada vez mais rápidos, há sempre algo para inovarmos e uma diferente solução para determinado problema. Por isso, a inovação é tão importante nas empresas e também na vida!

Em tempo de inovação constante, não inovar ou ignorar algo novo que começa a surgir pode levar empresas e pessoas à ruína. O caso mais emblemático dessa afirmação se deu com a Kodak, empresa que, por décadas, foi sinônimo de fotografia. Com a evolução e domínio de mercado das câmeras digitais, a empresa, que sempre se caracterizou pela produção dos melhores filmes do mercado fotográfico, entrou em concordata em 2012, exatamente por não se reinventar.

O mais curioso é que foi a própria Kodak a primeira empresa a criar a câmera digital, mas, naquela época, a maioria de seus lucros vinha das vendas de produtos químicos utilizados nos filmes, e eles tiveram medo de investir em algo novo, porque achavam que aquilo podia prejudicar  seu negócio tradicional. “Quando eles perceberam, o mercado digital tinha chegado para ficar, ultrapassando o filme, e todos os concorrentes da Kodak tinham câmeras digitais muito superiores. As câmeras Kodak nunca foram boas, e a empresa perdeu a reputação conquistada com o ‘momento Kodak’”, disse Olivier Laurent, editor de notícias do British Journal of Photography. Resumindo, a Kodak foi vítima de seu próprio sucesso!

E histórias como esta não faltam no mundo dos negócios. Afinal, entrar em uma zona de conforto e achar que aquilo que o levou ao sucesso até aquele momento é garantia de perenidade é um erro muito comum a se cometer. É o que destaca Martha Terenzzo, professora de inovação, contexto criativo, storetelling e design estratégico no MBA e na Pós-graduação da ESPM, e proprietária da Inova 360o. “As empresas que não se reinventam ficam obsoletas. É essencial que todas as empresas revisem suas formas de atuar e busquem outros modelos de negócio. Por exemplo, por que não foi a Blockbuster — que faliu — a responsável pelo sistema de streaming ou on demand na TV? Por que foi a Netflix, que inicialmente também vendia e entregava DVDs? Por que não foi a MTV que inventou o Spotify? Vejo que tudo já está aí em termos de necessidades, mas algumas empresas não enxergam que podem ofertar novos modelos, e se prendem aos velhos padrões de pensamento de seu negócio e, assim, ficam obsoletas”, revela.

Por esse motivo, desde a década de 1990, muitas empresas investem em inovação, criando, inclusive, áreas responsáveis por pensarem exclusivamente em novos processos, produtos e serviços. Aqui é importante fazermos uma ressalva. Apesar de comumente associarmos inovação à tecnologia, ela não é só isso. Criar um novo fluxo de trabalho, uma nova forma de se fazer um processo, ou até mesmo um novo trajeto para se chegar a um local, pode ser, sim, um modo de inovação. A inovação pode estar em qualquer setor e independe da tecnologia. Gary Hamel, estrategista e especialista no tema, define: “Inovação é um processo estratégico de reinvenção contínua do próprio negócio e da criação de novos conceitos de negócios”.

No mundo existem infinitos problemas e inúmeras soluções, e só consegue implantar a inovação quem detecta oportunidades e implementa as melhores soluções para resolver os problemas com eficiência e preço justo a esse grupo de pessoas. E é o que as empresas vêm buscando a cada dia.

O mercado de reforma pode parecer pouco aberto para novas ideias, mas lembre-se de que há sempre oportunidades de melhoria e mudança em todos os tipos de negócios. Novas máquinas, novos materiais, novos processos, novas formas de comercialização, enfim, há um mundo de possibilidades à espera de serem descobertas por sua empresa! Pense nisso!



ACONTECE
Horas trabalhadas na indústria recuaram em março

Queda não foi brusca nem representa mudança de rumo na indústria de transformação. Faturamento também caiu

ESPECIAL
Maio Amarelo inicia sua 11ª campanha

Campanha visa a conscientização sobre a segurança no trânsito

NOTíCIAS
Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Este é o melhor resultado do Caged para o mês desde 2020

MERCADO
Mercado mantém previsão de PIB acima de 2% este ano

Há quatro semanas projeção era de que o índice ficasse em 1,89%. 









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus