29 de janeiro de 2026




NOTÍCIAS - Especial



8 de outubro de 2025

Indústria de transformação sente impacto do tarifaço dos EUA

Quase 60% das empresas da indústria de transformação afirmam já ter sentido os efeitos das turbulências comerciais entre Brasil e EUA.


A recente elevação das tarifas de importação pelos Estados Unidos começa a afetar de forma ampla a indústria brasileira. Desde o início de agosto, produtos nacionais passaram a ser taxados em até 50%, medida que intensificou o pessimismo entre empresários e impactou o nível de confiança do setor, segundo a Sondagem da Indústria do FGV IBRE.

Quase 60% das empresas da indústria de transformação afirmam já ter sentido os efeitos das turbulências comerciais entre Brasil e EUA. Entre as grandes exportadoras, 73% relatam algum impacto direto — especialmente em segmentos como metalurgia, alimentos, veículos automotores, química e eletrônicos.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) recuou 4,4 pontos em agosto, registrando o pior resultado desde a pandemia. O estudo aponta que a queda na confiança e o aumento dos estoques estão relacionados não apenas ao tarifaço, mas também ao cenário de juros altos e demanda interna enfraquecida.

Para enfrentar o novo contexto, as empresas têm adotado medidas diversas: busca de novos mercados e parceiros comerciais, ajuste na produção, proteção cambial e até antecipação de férias coletivas. Entre os setores mais afetados estão os de bens intermediários, como aço, alumínio, resinas e soja, base para várias cadeias produtivas.

Embora as tarifas não expliquem sozinhas a desaceleração industrial, o aumento da incerteza econômica e das barreiras comerciais adiciona um novo desafio para a indústria brasileira — que segue buscando caminhos para preservar competitividade e estabilidade em meio a um cenário global cada vez mais instável.



ESPECIAL
ABR prestigia os 90 anos do SETCESP

Presidente Margareth Buzetti participou da solenidade e discursou durante o evento

ACONTECE
Prazo para aderir ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro

Pedido é online e vale para MEI, micro e pequenas empresas

NOTíCIAS
Faturamento da indústria sobe, mas emprego cai pelo terceiro mês

Juros reduzem ritmo do setor e afetam mercado de trabalho, aponta CNI

ACONTECE
Venda total de pneus produzidos no país recua 5,8% em 2025

Dados são da ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). Resultado negativo foi fruto de importações da Ásia









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus