06 de maio de 2024




NOTÍCIAS - Especial



21 de abril de 2021

Ergonomia nos postos de trabalho melhora eficiência

Postos de trabalho ergonômicos são essenciais para melhoria da produtividade e para a saúde do trabalhador.


A ergonomia é conhecida como o estudo da relação do homem com seu ambiente de trabalho. Ou seja, é a parte responsável pelo bom desempenho do trabalhador, enquanto executa suas funções, sem riscos para a saúde. É considerada uma ciência multidisciplinar que envolve aspectos de anatomia, fisiologia, antropometria, psicologia, engenharia, desenho industrial, informática, entre outras coisas, e tem por finalidade utilizar a união dessas diferentes áreas em prol da segurança, eficiência e conforto do trabalhador.

 

Mas não pense que a ergonomia é algo que surgiu recentemente. Desde o momento em que homem primitivo, na necessidade de proteção e sobrevivência, passou a construir utensílios que se adaptavam às suas necessidades, fazendo o menor esforço e com o máximo possível de conforto, considera-se que ela tenha surgido.

 

E, no mundo moderno, esse grande boom aconteceu durante a Segunda

Guerra Mundial. Para buscar armamentos que se adaptassem melhor às necessidades dos soldados no campo de batalha, a ciência ganhou força, e muitos estudos passaram a ser realizados no intuito de entender melhor o funcionamento do corpo humano, e ainda, como os objetos poderiam ser construídos para se ajustarem satisfatoriamente a cada pessoa.

 

Com o tempo, cada vez mais as empresas passaram a se preocupar com os aspectos de ergonomia de seus produtos e, hoje, essa é uma preocupação constante em todo o tipo de indústria. E o fascinante é que ela está em constante mudança e aprimoramento.

 

Afinal, há um processo contínuo de mudança antropométrica da população mundial, ou seja, mudanças de peso, estatura, hábitos, etc.

 

A ergonomia na indústria

 

A ergonomia, portanto, interfere diretamente em questões como a postura do trabalhador em determinadas funções, no excesso ou falta de iluminação adequada, volume de sons que podem ser prejudiciais à audição, movimentos repetitivos, entre outros que podem causar sérios danos à saúde, eliminando até a possibilidade de o trabalhador permanecer em seu posto.

 

Além disso, não somente o ambiente, mas também os equipamentos e máquinas operadas devem estar sempre de acordo com as regras da ergonomia.

 

E como controlar?

 

Para que essas medidas sejam tomadas de forma correta, a norma regulamentadora nº 17, do então Ministério do Trabalho e Emprego, foi criada com o objetivo de ajustar essa prática, garantindo o bem-estar do trabalhador. Ela estipula que as máquinas e equipamentos devem ser projetados, construídos e operados sempre levando em consideração a necessidade psicofisiológica de quem está operando. Ou seja, sempre oferecendo conforto e segurança.

 

Por meio da NR-12, que nada mais é do que uma extensão da NR-17,que explicita alguns pontos da Norma Reguladora, desde dezembro de 2010, são obrigatórios aspectos ergonômicos para todos os equipamentos e máquinas, um cuidado que todas as empresas devem ter constantemente em seus parques fabris.

 

Porém, muito mais do que uma lei, proporcionar ergonomia para os trabalhadores é propiciar maior longevidade e disposição no trabalho, gerando, consequentemente, maior produtividade e qualidade

nos produtos.



ACONTECE
Horas trabalhadas na indústria recuaram em março

Queda não foi brusca nem representa mudança de rumo na indústria de transformação. Faturamento também caiu

ESPECIAL
Maio Amarelo inicia sua 11ª campanha

Campanha visa a conscientização sobre a segurança no trânsito

NOTíCIAS
Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Este é o melhor resultado do Caged para o mês desde 2020

MERCADO
Mercado mantém previsão de PIB acima de 2% este ano

Há quatro semanas projeção era de que o índice ficasse em 1,89%. 









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus