28 de junho de 2024
Durante o segundo dia das feiras EXPOBOR e PNEUSHOW, um dos principais eventos da indústria da borracha, especialistas discutiram estratégias para o crescimento sólido na recapagem de pneus em um painel mediado por Beto Arnaud Jr., fundador da Clínica do Pneu. De acordo com a Associação Brasileira da Reforma de Pneus (ABR), o pneu é o segundo ou terceiro maior custo para empresas de transporte. Desta forma, a reforma de pneus se torna essencial nesse cenário, pois gera economia e reduz os custos operacionais.
Antonio Xavier, conhecido como Dr. Pneu e fundador da CPK Consultoria, iniciou o debate enfatizando a importância do índice de recapabilidade e destacando a educação como caminho crucial para reduzir o desperdício de dinheiro e pneus. Segundo ele, o principal agente de transformação é o recapador, que, através de uma formação adequada, pode maximizar a eficiência e durabilidade dos pneus. “Com educação, treinamento adequado e uma abordagem sustentável, o setor de recapagem de pneus tem grande potencial de crescimento, contribuindo significativamente para a economia circular e a sustentabilidade no Brasil”, reforça Xavier.
Para o especialista em treinamento na Paludo Treinamento & Consultoria, Diego Paludo, “há uma necessidade de treinamento contínuo para os profissionais do setor. Processos bem definidos, ferramentas de gestão eficientes e pessoas capacitadas são os pilares fundamentais para a melhoria da recapagem de pneus”. O empresário também alertou sobre os riscos de optar por pneus mais baratos, que podem levar a custos adicionais com recapagem e manutenção inadequada e citou a importância da tecnologia. “O processo de reforma evoluiu de uma forma absurda, mas ainda é muito manual. As tecnologias e o ferramental de hoje contribuem para gerar segurança a esse processo. Quanto mais essa técnica evoluiu, mais segurança nós temos em fazer a recapagem e desfrutar dos benefícios”, completa.
Alexei Nicolino, CEO da Budini Incorporated, trouxe a questão da sustentabilidade para o debate, explicando que a recapagem de pneus deve ser vista como um reuso, não apenas reciclagem. Ele refutou a ideia de que a sustentabilidade custa mais caro, destacando que ela traz economia e benefícios significativos ao setor. O CEO apontou que, com cuidados adequados, é possível dobrar a quilometragem dos pneus. Além disso, falou da importância do recapador, que ele considera a melhor escola para entender e trabalhar com pneus, devido ao seu conhecimento detalhado e artesanal do produto.
Segundo a ABR, o pneu reformado oferece igual ou maior rendimento quilométrico que um novo, com um custo 75% menor. É um processo ambientalmente responsável, pois reduz resíduos e prolonga a vida útil dos pneus. A reforma adiciona novas etapas ao ciclo de extração, processamento, uso e descarte.
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, é destaque em encontro que discutirá, no dia 23 de outubro, políticas públicas, financiamento verde e soluções tecnológicas
Em 12 meses, indicador é positivo em 3,2%
Apesar do avanço, o resultado ainda permanece abaixo da linha de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança