2 de maio de 2023
O movimento Maio Amarelo completou 10 anos em 2023 e, desde sua criação, vem contribuindo para a conscientização sobre a importância da segurança no trânsito. Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, o movimento tem se mostrado efetivo na disseminação de informações sobre medidas preventivas e boas práticas ao volante.
Desde o início do Maio Amarelo, observou-se uma melhora nos números de acidentes de trânsito em todo o país. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2010 foram registrados cerca de 42 mil óbitos por acidentes de trânsito, enquanto em 2020 esse número caiu para 27 mil, uma redução de aproximadamente 35%.
Essa melhoria nos números pode ser atribuída, em parte, às campanhas educativas e de conscientização promovidas pelo movimento Maio Amarelo, que alerta a população sobre os riscos da imprudência no trânsito e a importância de respeitar as leis e sinalizações.
Além disso, a implementação de medidas de segurança no trânsito também tem contribuído para a redução dos acidentes. A adoção de tecnologias de segurança em veículos, como airbags, freios ABS e controle de estabilidade, tem se tornado cada vez mais comum, tornando os carros mais seguros para os ocupantes e pedestres.
Outras medidas, como a instalação de radares de velocidade, redutores de velocidade e faixas exclusivas para pedestres e ciclistas, também têm ajudado a reduzir os acidentes de trânsito.
No entanto, apesar da redução no número de acidentes, ainda há muito a ser feito para tornar o trânsito mais seguro. A imprudência no trânsito, como excesso de velocidade, uso de celular ao volante e beber antes de dirigir ainda são problemas que a sociedade precisa enfrentar e resolver para que possamos melhorar nossos índices de acidentes
Presidente da Petrobras, Magda Chambriard, é destaque em encontro que discutirá, no dia 23 de outubro, políticas públicas, financiamento verde e soluções tecnológicas
Em 12 meses, indicador é positivo em 3,2%
Apesar do avanço, o resultado ainda permanece abaixo da linha de 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança