06 de maio de 2024




NOTÍCIAS - Mercado



21 de abril de 2021

Menos burocracia

Comissão mista do Congresso aprova relatório da MP da Liberdade Econômica.


A Comissão Mista do Senado e da Câmara aprovou o relatório da Medida Provisória 881/2019, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e estabelece garantias de livre mercado, entre outras providências, que vão desburocratizar o ambiente de negócios no País. A MP, que também limita a atuação do Estado como agente normativo e regulador, vai beneficiar principalmente os pequenos negócios, um dos segmentos mais atingidos pelas exigências do poder público, como o excesso de alvarás e licenças. O relatório foi aprovado de forma simbólica e será encaminhado para votação na Câmara dos Deputados.

O relator da MP, deputado Jerônimo Goergen (RS), afirmou em seu parecer que é preciso superar a cultura existente no País de que as pessoas só podem empreender depois de autorizado pelo Estado. “Um dos fundamentos da ordem constitucional econômica é a livre iniciativa. Muitas vezes, a lei cria obstáculos ao empreendedorismo, alegadamente em homenagem aos demais fundamentos da mesma ordem constitucional (desenvolvimento regional, proteção ao meio ambiente, proteção aos consumidores, por exemplo)”, observou o parlamentar em seu relatório, ressaltando que existe um pressuposto equivocado de que a iniciativa privada é antagônica a estes outros valores.

Na exposição de motivos, encaminhada ao Congresso, o governo observa que a Medida Provisória 881 vai auxiliar com efeitos imediatos a recuperação da economia brasileira. Além disso, a MP tem o propósito de garantir que os investimentos em educação e tecnologia tenham resultado efetivo e permanente, afastando o desperdício ou mau aproveitamento.

Em seu relatório, Jerônimo Goergen lembrou que o Brasil é uma das dez maiores economias do mundo, mas precisa avançar nos ranqueamentos de ambiente de negócio. “Há uma clara contradição entre a pujança da nossa economia e o modo como tratamos os investidores e empreendedores”, observou o deputado.

 

 

Fonte: SEBRAE



ACONTECE
Horas trabalhadas na indústria recuaram em março

Queda não foi brusca nem representa mudança de rumo na indústria de transformação. Faturamento também caiu

ESPECIAL
Maio Amarelo inicia sua 11ª campanha

Campanha visa a conscientização sobre a segurança no trânsito

NOTíCIAS
Brasil registra mais de 244 mil empregos formais em março

Este é o melhor resultado do Caged para o mês desde 2020

MERCADO
Mercado mantém previsão de PIB acima de 2% este ano

Há quatro semanas projeção era de que o índice ficasse em 1,89%. 









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus