30 de abril de 2024





NOTÍCIAS - Especial



19 de novembro de 2021

O líder moderno: Dez novas tendências em liderança e gestão

Confira as competências ideais para o líder do atual mundo complexo e altamente competitivo


É inegável! Vivemos uma nova era nas relações de trabalho, o que exige cada vez mais um novo perfil de liderança.

Impulsionado pelas mudanças constantes enfrentadas em um ambiente mais complexo e competitivo, as competências do líder que prospera no mundo dos negócios estão mudando.

E muitos estudiosos ao redor do mundo vêm analisando esse novo cenário para entender e traçar as novas tendências em liderança e gestão, apontando, assim, a todos os profissionais corporativos iniciativas de aprendizagem que precisarão empregar, a fim de se prepararem melhor como líderes atuais ou futuros. Confira as principais tendências:

  1. Achatamento das estruturas organizacionais

Os dias do líder “herói”, ou “a pessoa mais inteligente da sala”, que deve saber tudo e microgerenciar seus subordinados diretos, será uma coisa do passado. As organizações estão mudando para estruturas mais planas e precisarão de líderes que possam prosperar em um ambiente colaborativo e multifuncional.

Organizações “mais planas” tendem a se beneficiar de uma melhor comunicação entre os funcionários, aumento do moral, menos burocracia e a capacidade de tomar decisões e mudanças mais rapidamente. Normalmente, os níveis de responsabilidade dos funcionários tendem a ser muito mais elevados em organizações mais planas, melhorando, assim, a satisfação no trabalho e reduzindo a necessidade de níveis excessivos de gestão. À medida que avançamos em 2021 e em direção ao próximo ano, começaremos a ver uma mudança na estrutura hierárquica de muitas empresas, especialmente naquelas indústrias criativas e startups.

  1. Necessidade crescente de desenvolver a si mesmo e aos outros

Para se manter atualizado no ambiente tecnológico em rápida mudança, os líderes não podem mais sentar e dizer “Eu sei tudo o que preciso saber”, pois o que eles sabem hoje estará desatualizado amanhã. Há agora uma necessidade maior de  desenvolver  a si e suas equipes.

Ao comparar a cultura de trabalho com a de dez anos atrás, há menos lealdade dos funcionários para com seus empregadores, o que significa que os empregadores precisam fazer tudo o que puderem para manterem os funcionários na empresa o maior tempo possível, a fim de  melhorar a rotatividade. Um método popular é oferecer desenvolvimento e treinamento adicionais junto à função.

  1. Aproximando-se do “Talent Cliff”

As empresas devem se preparar para a aposentadoria da maior força de trabalho da história. Mentoring, coaching job shadowing são exemplos de como as organizações podem gerenciar a transição do líder millennial.

Muitas empresas que estão à beira do precipício de talentos adotam a abordagem de contratar aprendizes e se inscreverem em programas de aprendizagem, para permitir que os interessados ​​no setor ganhem experiência prática e para que as empresas possam aumentar sua força de trabalho de uma forma que dê retorno barato para a comunidade, mas também impacta positivamente o negócio.

  1. Esforçar-se pelo equilíbrio de gênero

Foi comprovado que a forte representação feminina em equipes de liderança traz melhores resultados às organizações. Um programa de desenvolvimento de liderança bem-sucedido, portanto, precisa aproveitar um recurso, muitas vezes, lamentavelmente subutilizado – suas gerentes mulheres.

Alcançar a igualdade de gênero é importante para os locais de trabalho não apenas porque é “justo” e “a coisa certa a fazer”, mas porque também está diretamente ligado ao desempenho econômico geral de um país e, portanto, ao crescimento. A igualdade de gênero no local de trabalho está associada a:

Maior produtividade nacional e crescimento econômico;

Aumento do desempenho organizacional;

Capacidade aprimorada das empresas para atrair talentos e reter funcionários;

Reputação organizacional aprimorada.

Muitos locais de trabalho estão se esforçando ativamente para alcançar a igualdade, mas também a diversidade completa entre sua força de trabalho, um movimento impulsionado em grande parte pela geração Z e pela geração do milênio.

  1. Mudando o foco para o desenvolvimento de habilidades sociais

À medida que o papel de um líder migra para equipes de gerenciamento de diversos membros com diferentes habilidades técnicas e áreas de especialização, haverá maior ênfase na necessidade de os líderes desenvolverem suas “habilidades pessoais”.

Embora o foco no passado tenha sido em “habilidades difíceis”, esses tipos de habilidades incluem inteligência emocional, criatividade, adaptabilidade e gerenciamento de tempo. Os funcionários podem aprender “habilidades difíceis”, como as habilidades específicas necessárias para cumprir sua função, no entanto, habilidades pessoais são aprendidas com o tempo, e um funcionário que falhe em áreas como gerenciamento de tempo pode ser prejudicial para o negócio. Investir no desenvolvimento de cursos de treinamento de habilidades sociais para funcionários resultará em um aumento do potencial de liderança, satisfação no local de trabalho e desempenho no trabalho.

  1. Adotando uma abordagem mista para o desenvolvimento de liderança e gestão

As jornadas de aprendizagem de liderança e gestão também precisarão evoluir e usar uma ampla variedade de modalidades para preparar o líder moderno com as habilidades de que precisa para prosperar.

Usar uma abordagem combinada para o desenvolvimento de liderança permite que os líderes dividam seus cursos em sessões mais gerenciáveis ​​de tutoria individual / classe, com alguns materiais transportáveis, como webinars on-line e tutoriais em que os líderes podem facilmente encaixar em seu dia com pouca perturbação. A flexibilidade do aprendizado combinado torna muito mais fácil acompanhar o ritmo de seus negócios e crescer, especialmente hoje em dia, quando trabalhar em casa e trabalhar remotamente é muito mais comum.

  1. Trabalho remoto e flexível

É muito provável que pelo menos um membro de sua equipe trabalhe remotamente, seja um empreiteiro ou apenas alguém que precise, devido a fatores como cuidados infantis. Aproveitar o poder da mais recente tecnologia, mídia social e plataformas de comunicação desde o início, permitirá que sua empresa faça uma transição tranquila para o trabalho remoto, quando chegar o momento. O trabalho remoto não só oferece melhor flexibilidade e melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal para seus funcionários,  como também possibilita  empregar pessoas de diferentes origens, e até mesmo países, tornando o conjunto de talentos que você está pescando muito mais rico, o que, por sua vez, vai ajudar a fazer  crescer o seu negócio.

  1. Treinamento da geração Y

O desenvolvimento de estratégias de treinamento agora para garantir que a geração do milênio esteja bem preparada para a liderança é uma maneira importante de garantir transições suaves, quando as próximas gerações de funcionários (Geração Z) entrarem na força de trabalho. É importante observar que os estilos de liderança evoluíram com as formas de trabalho e cultura em muitos ambientes e, portanto, os estilos de liderança que são ensinados devem estar alinhados a isso. Frequentemente, é benéfico buscar treinamento em fontes externas à organização, para permitir que os funcionários tragam novos conhecimentos para a empresa e dêem um toque diferente a hábitos que podem ter sido usados ​​por anos.

  1. Consultores externos

Quando um líder aceita que não sabe ou precisa saber tudo sobre sua especialidade e pode não ter todas as respostas, ele dá  oportunidade a buscar  consultores externos para compartilhar seus conhecimentos e experiências. Os consultores são frequentemente contratados para melhorar as habilidades de comunicação, colaboração e organização, bem como habilidades específicas para o trabalho.

  1. Inteligência artificial

A IA está gradualmente sendo desenvolvida e implementada para aumentar e substituir agentes humanos de atendimento ao cliente, para economizar custos e reduzir as necessidades de pessoal humano de atendimento ao cliente. Embora esses bots sejam capazes de responder a perguntas básicas, ainda há necessidade de uma forte presença de uma equipe de atendimento aos clientes para mantê-los satisfeitos. Usar bots para eliminar a necessidade de responder a perguntas repetitivas e simples vai liberar sua equipe para colocar mais foco nas perguntas mais difíceis e, por fim, manter seus clientes satisfeitos.



ACONTECE
Brasil financia mais caminhões no primeiro trimestre

Os resultados de março também ficaram acima na comparação com o mesmo mês do ano passa

PANORAMA
Marangoni BR celebra 23 anos no segmento de reconstrução de pneus no Brasil

Empresa possui gama de produtos capaz de atender todas as demandas e exigências do mercado

MERCADO
Reforma tributária é encaminhada pelo governo

Entenda cinco pontos essenciais de mudança

NOTíCIAS
Mercado eleva previsão para taxa Selic

Os economistas consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela segunda vez consecutiva a previsão para a taxa Selic em 2024.









ABR - 11 99299-4340

PARA ANUNCIAR:
Total Live / Comunicação e Live Marketing
comercial@totallive.com.br
11 4979-4447 / 11 9.8565-5252


© Copyright 2021 - Todo os direitos reservados
ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus